Livro | Cujo – Stephen King

Olá, tudo bom?

2020 está, a cada dia que se passa, um ano mais complicado de ser atravessado, por isso, em meio a tanto caos entrei em muitas leituras conjuntas e quer saber: não me arrependo.

Hoje venho conversar sobre o primeiro livro que lemos na #HailToTheKingLC idealizado pelos fofos @dahparra @marivoto e @bibibook_ que, logo de cara fizeram um sorteio de boas vindas e adivinhem quem foi que ganhou? Euzinha, a poucos dias do meu aniversário.

Agora pegue um animal fofo e que é um grande amigo do homem. Também pegue uma doença que infelizmente afeta esse bichinho. Veja uma lista de cachorros que dóceis e que há desenhos animados em que eles salvam crianças, mas adicione um lembrete que esse cachorro pode pesar mais de noventa quilos. Junte tudo isso, coloque uma pitada de mistério e terror psicológico e pronto: temos Cujo.

Avaliação: 5 de 5.

A cidade é Castle Rock. Donna Treton odeia essa cidade bem como os moradores, ainda mais que essa foi uma cidade que abrigou um Serial Killer chamado Frank Dodd, agora tornando-se uma lenda para assustar crianças. Ela mudou-se para cá junto seu filho Tadd e seu marido Vic, afinal, Vic tem uma consultoria de publicidade e propaganda com um amigo e achou por bem vir para essa cidade, no Maine. Mas tudo parece estar dando errado. Donna está tendo um caso extraconjugal, Vic está com problemas no seu trabalho, pois o seu maior cliente está sofrendo com acusações já que seu mais novo cereal fez crianças vomitarem e cagarem vermelho. Tadd está vendo algo em seu closet que quer o matar. No extremo da cidade, vive um São Bernardo que Tadd já brincou com ele, e Donna muito aflita não gostou daquele cão gigante, mas o Cujo era um bom cachorro. Até ser mordido por um morcego e contrair raiva, uma doença que é mortal aos animais e aos seres humanos. Cujo acaba trazendo a tona o maior pesadelo daqueles que ele encontra a frente.


Veja bem, quando falei sobre os elementos que o King pegou para transformar tudo isso em um livro, não estava minizando-o. Pelo contrário, a mim esse livro já ganhou algumas estrelas só pelo enredo simplório. E que livro singular que o autor escreveu.

Publicado pela primeira vez em 1981, o livro infelizmente foi escrito por um Stephen King que era viciado em álcool e drogas, fazendo com que não lembre da experiencia da escrita. Outro ponto que faz esse livro ser singular, e provavelmente você irá estranhar, é que ele é escrito em um único capitulo.

Não posso dizer que sou uma grande leitora do King, afinal li poucos livros dele, até agora, mas dos que já li, esse é um dos meus preferidos. Embora eu não tenha ficado necessariamente com medo algo me incomodava. Embora eu não ligue pro horário que eu leia, no dia que li esse livro de noite me senti agoniada. Embora eu ame cachorros eu fiquei pensando o que eu faria se estivesse na posição da personagem principal. Foi um misto de emoções conflituosas que passei com esse livro. Em alguns dias de leitura eu simplesmente não conseguia parar de ler.

Por fim, devo dizer que vale muito a pena esta edição da Biblioteca Stephen King que a Editora Suma está publicando. No final temos uma entrevista com o autor muito bacana. Para quem não sabe, esse projeto da Biblioteca Stephen King está trazendo livros que há muito tempo não tem tiragem aqui no Brasil. Então, sei que o preço é salgadinho, e tentarei sempre avisar quando tiver alguma promoção, mas digo que vale a pena ter esse livro na estante.



Caso tenha interesse em participar da LC, entre em contato com os guris que mencionei lá em cima. Tenho certeza que você será bem vindo. Deixo aqui o cronograma dos próximos meses:

MêsLivrosInformações
MaioCujoResenha
JunhoA Espera de Um MilagreLendo
JulhoA Metade Sombria
AgostoEscuridão Total Sem Estrelas
SetembroO Cemitério
OutubroA Hora do Lobisomem
NovembroO Iluminado
DezembroDoutor Sono

Ficha Técnica

  • Autor: Stephen King;
  • Tradutor: Michel Teixeira;
  • Capa dura: 376 páginas;
  • Editora: Suma;
  • Idioma: Português;

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: