Áudio Livro | Mulherzinhas [Parte 02] – Louisa May Alcott

Entraremos em uma zona de spoiler… quase você considere um livro escrito em 1800 e bolinhas um livro com possível spoiler.

Avaliação: 5 de 5.

Caso você tenha caído de para-quedas por aqui, recomendo que de uma olhadinha antes na primeira resenha que fiz sobre Mulherzinhas. Mas se está de bom grado, seja bem vindo e bora prosear.

Como já foi dito, Little Women (título original) foi escrito por Louisa May Alcott em 1868 e 1869, tendo duas divisões que em alguns países viria ganhar um outro título: Good Wives.

Nessa postagem iremos conversar sobre o texto que é equivalente ao Good Wives. Mas não se descabele! Nesse ano, muitas editoras trouxeram ambos os livros (Little Women e Good Wives) em um volume único, que leva o título da postagem Mulherzinhas. É sabido que a autora também escreveu outros dois livros, mas que não foram trazidos para o Brasil.

Pois bem, nessa segunda parte que também ouvi o formato audiobook no aplicativo da Storytel (que disparado está se tornando um dos meus app favoritos da vida), já sabemos que a Meg irá se casar com Frank e aqui vemos os preparativos e o inicio de sua vida casa e claro, a vinda dos filhos. Depois acompanhamos Anne viajando para o exterior, Jo evoluindo como escritora e Beth padecendo ainda mais.

Sim minha gente, das quatro irmãs, Beth é a que mais sofre. Embora a autora retrate ela sempre doente, acho que das quatro irmãs é a mais forte e fiquei muito, mais muito sentida quando ela aparecia na história. Sabe quando o personagem fala com a gente? Queria ajudá-la, mas…

E sim, aqui a autora irá mostrar a vida de adulta das quatro irmãs. Apenas uma não irá se casar, e não estou falando da feminista da casa, pois até mesmo as feministas podem se apaixonar, sonhar em construir uma família e se casarem.

E ai que está a parte que ouvi uma galera reclamando e que achei muito divertido. Falo isso por experiência própria. Sim, me considero feminista e não só da boca para fora, mas ser feminista não é “não querer constituir uma familia”, coisa que as pessoas andam se enganando bastante, viu. E aqui, no livro nossa querida Jo irá se casar. Mas o pulo do gato não está só em “ela vai se casar”, mas “com quem”.

Passamos basicamente (pensando em Mulherzinhas como um livro só) 80% do livro vendo a amizade dela com o Ted, o vizinho dela. E ele chega a se declarar para ela… mas um mal entendido, talvez nem tenha sido tão mal assim e eles não ficam juntos.


Adquira o livro na Amazon

E diferente de uma youtuber de quem gosto de suas resenhas, terei que discordar: Ted e Anne formam um belo casal. Pois sim. Eles se casam e, sabe, gostei disso. Veja bem, um livro escrito em mil oitocentos e bolinhas, nitidamente escrito para as moças daquela época que eram educadas para cuidarem de seus homens e de seus filhos (o homem é a cabeça e a mulher é o rabo), me surpreendeu, diferente dos romances “clichezentos” que vemos por ai.

Bem, talvez esse livro também seja clichê, mas ele teve reviravoltas e… tudo bem, porque a vida é assim… Nem sempre ficamos com a pessoa que conhecemos na infância e achamos que é o principe encantado. Nem sempre todos os personagens saem ilesos das histórias… Fome, Guerras, Tristezas, Lágrimas, Alegrias, Mortes, Nascimentos… todas essas coisas nos deixam marcas e nos ensinam e tá tudo bem, porque isso é viver.

Então é isso. Mais um clássico que entrou para a minha lista de preferidos da vida.

Um beijão e cuide-se, pois iremos superar a pandemia 😉


Autora: Louisa May Alcott
Narradora: Lena Horn
Tradutor: Daniel Moreira Miranda, Giu Alonso
Título original: Little Women
Séries: Mulherzinhas – Adoráveis Mulheres: 2
Publicado: 2020-01-21
Duração: 11H 28min
Editora: Storysidе
Idioma: Português
Categoria: Clássicos

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: