Ebenezer Scrooge é um velho rabugento e avarento que detesta o Natal. Só o simples fato do clima natalino já o deixa ainda mais estupido, sendo, logo no começo, bastante ranzinza com seu sobrinho, empregado e visitantes.

Mas em uma véspera de Natal, quando fazem exatos 7 anos que seu sócio faleceu, o fantasma do Jacob Marley aparece, informando que não pode descansar e por isso, Scrooge terá uma chance mas antes, ele receberá a visita de mais 3 fantasmas que são espíritos natalinos.
Época de Natal sempre tenho a sensação de sentir “calorzinho no coração” e por isso resolvi ler esse conto agora em dezembro. O conto possui 144 páginas na versão de bolso da L&PM e está disponível no Kindle Unlimited. Logo nas primeiras páginas eu estava rindo do Scrooge. Sim, ele é bem arrogante, mas chega a ser cômico a revolta que ele tem com quem gosta do Natal. Mas em uma dessas noites ele leva um susto ao receber a visita do seu antigo sócio Jacob Marley, mais um homem mesquinho e avarento que não apreciou em vida os natais vividos.
O Natal é um tempo de benevolência, perdão, generosidade e alegria. A única época que conheço, no calendário do ano, em que homens e mulheres parecem, de comum acordo, abrir livremente seus corações.
A escrita do Dickens é muito gostosa, basicamente nem notei que estava lendo em um clássico, e isso tem explicação: Um Conto de Natal assim como outros livros do autor, foi primeiramente publicado em jornais, então sua linguagem tinha que atender a todos os públicos, que, já naquela época, adoravam o autor.
Ao longo da leitura eu senti um calorzinho no coração que a muito não tinha. Talvez seja a magia do Natal ou simplesmente a genialidade de um autor.
Acredito que todos os amantes de leitura devam experimentar a leitura deste conto, especificamente alguns dias antes do Natal. Mas preste atenção não somente ao que está escrito, mas bem como o que você inevitavelmente irá comparar consigo.
Você sabia
O Tio Patinhas se chama Scrooge McDuck, uma alusão ao Scrooge do Dickens.
É possível encontrar também uma referência no filme Shrek. Na parte final, quando os personagens cantam juntos, o bonequinho de gengibre diz, apoiado numa muleta: “Deus abençoe a todos”. Essa é uma fala de Tiny Tim, que também tem deficiência.
Em 2009, a Disney lança o filme em 3D, Os Fantasmas de Scrooge, no qual Jim Carrey interpreta Scrooge e todos os fantasmas.
No final de 2011, a DC Comics lançou a graphic novel Batman: Noel. Escrita e desenhada por Lee Bermejo, Batman: Noel mostra o Cavaleiro das Trevas como um amargurado e sem-esperanças Scrooge, Mulher Gato como o fantasma do passado, Superman como o fantasma do presente, e Coringa como o fantasma do futuro.
Ficha Técnica:
Livro de bolso: 144 páginas Editora: L± Edição: Edição de bolso Idioma: Português
Pingback: [Projeto] Desafio da BBC: Livros e Resenhas