[HQ] Papa-Capim: Noite Branca – Marcela Godoy

Hoje vou falar um pouco de um título que carrega um grande peso nostálgico para quase todos os amantes da nona arte.

papa capim noite branca
Adquira na Amazon

Papa-Capim: Noite Branca é um título da MSP (Mauricio de Sousa Produções), que tem um projeto onde consiste em releituras das histórias dos personagens que o Maurício de Sousa criou, pelas mãos de artistas brasileiros já renomados e com estilos diferentes. O projeto foi iniciado em 2009 em homenagem aos 50 anos do Mauricio de Sousa.

A HQ foi lançada pela editora Panini em Abril de 2016, tem como responsável do roteiro Marcela Godoy, Renato Guedes com a arte/cores e Diogo Nascimento e a Paula Goulart responsáveis pelas cores base.

Papa-Capim é um personagem criado por Mauricio de Sousa em 1960 para O Diário Juvenil (um tabloide preto e branco), ele  é retratado como um jovem curumim (termo utilizado para quem reside na Floresta Amazônica), tendo o visual do personagem que o remete a um índio. A grande maioria das suas estórias são obviamente envolvendo a natureza e a sua preservação.

A trama gira em torno do índio Papa-Capim (que já está mais crescido que nas estórias tradicionais) tentando provar seu valor e mostrar que já é um homem e não mais uma criança. Num dado momento ele encontra um guerreiro seriamente ferido que tinha sobrevivido a Noite Branca. Com isso ele tem a difícil missão de deter a Noite Branca e de convencer o Pajé de que nasceu para isso.

papa capim noite branca_3

Neste título vemos o uso do terror voltado para eventos sobrenaturais, digamos que é uma HQ com um lado mais sombrio, tendo inclusive misticismos, possessão, folclore e uso de outros recursos para passar todo o conceito de terror.

É simplesmente sensacional a forma que Marcela Godoy faz para essa HQ ser empolgante, dinâmica e incrivelmente detalhada na cultura indígena. Inclusive a roteirista disse que se inspirou nos vampiros europeus e na lenda dos Tatus Brancos, que eram índios que viviam na Serra da Mantiqueira, vivendo em cavernas e saiam para caçar na parte da noite, com isso obtiveram uma grande facilidade de se adaptar a ausência de luz, eles pintavam os próprios corpos de branco e eram praticantes de canibalismo.

papa capim noite branca_2

A arte é simplesmente sensacional, Renato Guedes traz um certo realismo para os personagens em primeiro plano, já as paisagens são mais simples, porém não deixam a desejar em nada, mas o grande destaque mesmo são os animais, que são bem realistas com uma aura quase mística, que corre bem com o roteiro em si. Outro destaque é a paleta de cores, que foi utilizado tons mais escuros para médios, com isso ajudando a sensação de terror que o roteiro passa.

Essa certamente é uma HQ que vale cada centavo, muito bem roteirizado e ilustrada, sendo uma ótima leitura.

papa capim noite branca_1


Ficha Técnica

  • Capa dura: 80 páginas;
  • Editora: Panini;
  • Idioma: Português;
  • Roteiro: Marcela Godoy, Renato Guedes;
  • Arte e Cores: Diogo Nascimento, Paula Goulart;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: