[Áudio Livro] O Processo – Franz Kafka

Olá, tudo bem?

Eu realmente não sei se compreendi a dimensão deste livro, tanto que quero reler ele em outros momentos, mas sendo o meu primeiro Kafka, não poderia deixar de comentar sobre. De ante mão, já peço que, se você já leu O Processo deixe nos comentários observações sobre.

o processp
Leia pelo Kindle Unlimited

Josef K. em uma bela manhã descobre que está sendo processado porém o motivo pelo qual está sendo processado é desconhecido, pelo menos para ele. Atrás de respostas, K. vai aos tribunais absurdos que nem ao menos informam data e hora para, cada vez mais, não saber do que está sendo julgado mas passa a entender que todos as pessoas dos becos e  vielas por onde ele passa, fazem parte do tribunal.

 

Esse foi um dos poucos livros que me trouxe sensações físicas, pois me senti em muitos momentos em um grande labirinto. O K. passa por vielas e becos, casas e tribunais que, conforme vamos avançando na leitura ficamos desnorteados e sem entender como de um ponto ele foi parar em outro. Muitas resenhas que vi as pessoas descreveram exatamente essa impressão e embora eu me sentisse “zonza” em muitos momentos, a leitura/áudio livro me prendia mais e mais.

Não são muitos personagens que vemos nesse livro. Josef K. é um bancário que nos dá a impressão de, embora correto,é mulherengo e extremamente arrogante. Tanto que a arrogância dele é clara nas primeiras páginas, mas ao longo do livro vamos vendo que algo muda em Josef K. Um personagem que eu amei de paixão que aparece, é o padre. Ele aparece no penúltimo capítulo mas traz uma das melhores conversas que li nesse livro.

Uma coisa que você deve ter em mente é que o livro está inacabado. O Kafka não finalizou a obra quando veio a falecer e seu amigo, que publicou o livro, colocou na ordem que ele achou que seria melhor para o entendimento do leitor. Por isso, você terá capítulos sendo finalizados abruptamente, deixando o estranhamento. Muitos momentos eu voltei o áudio livro para ver se eu realmente havia acabado, por esse motivo, acho que será válido novas leituras por minha parte. Mas é incrível, como o autor conseguiu criar um ambiente claustrofóbico para o leitor mesmo sem finalizar a obra. Ela estando pela metade conseguiu o que muitos autores tentam fazer com um livro inteiro mas não conseguem.

o-processo-de-kafka
Existe uma HQ feita pelo Montellier. Segue link para a Amazon.

Por fim o que eu achava que não gostaria nenhum pouco, no último capitulo foi o oposto do que eu esperava. O livro me deixou de “queixo caído” e quanto mais penso nele como um todo, mais vontade tenho de reler. São raros os livros que me deixam assim, por isso considero que O Processo, embora não classifique como sendo o livro da minha vida, ele me marcou, de tal forma que precisei de um tempo para vir escrever essa resenha.

Gostaria de dizer que a narração que ouvi do áudio livro é incrível! Sério, se você puder, escute. Quem narrou foi o Cláudio Amado pela Ubook e para cada personagem que tem a fala, as vozes são completamente diferentes o que deixa as vezes engraçado a situação. E caso você prefira ler, tem várias versões disponíveis no Kindle Unlimited. A que li (alguns trechos) é o mesmo da capa da postagem.

Fica minha forte recomendação desse clássico e pode apostar que teremos mais Kafka por aqui no Entre nos Mundos.


Ficha Técnica:

Ubook:
  • Autor: Franz Kafka
  • Narrador: Cláudio Amado
  • Editora: UBK Publishing House
  • Duração: 8:17:07
Livro:
  • Formato: eBook Kindle
  • Tamanho do arquivo: 592 KB
  • Número de páginas: 272 páginas
  • Editora: BIIS
  • Idioma: Português

2 comentários em “[Áudio Livro] O Processo – Franz Kafka

Adicione o seu

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: