[Livro] A Fortaleza: Mundo Sombrio – Day Fernandes

Livros Nacionais

Olá, tudo bem?

Hoje venho para falar de um livro que é eita atrás de eita. Sem mais delongas, segue a resenha.

Existe uma linha muito tênue, Camille, entre fazer justiça e agir por vingança.

412viZWzdYL-2

O ano é 2070, tomado por uma guerra nuclear anos antes, foi necessário que os humanos sobreviventes se escondem no subsolo em estruturas subterrâneas chamadas de Fortaleza. Mas na Fortaleza 7 as coisas são complicadas, divididos em 3 grupos, existe um quarto grupo que se tornou a resistência e a capitã é Camille, que mesmo jovem, já luta pelos oprimidos, assim como seu pai fazia.

Em uma missão para resgatar alguns companheiros que foram feitos de prisioneiros, ela encontra mais um homem, mas não pensa duas vezes e o resgata. Entretanto as coisas do passado irão retornar e segredos irá emergir das profundezas da Fortaleza e todos devem sobreviver.

Ele conhecia muito bem os efeitos e as consequências de uma guerra, e sabia que, a partir daquele momento, estava prestes a provocar uma. Contudo, também tinha consciência de que, muitas vezes, a sobrevivência requer uma luta incansável.

Após o “BUM” das distopias, essa em específico veio na hora certa para pessoas, que como eu, gostam de ler sobre o caos que podemos estar nos dirigindo. Entretanto não podemos classificar esse livro como sendo “só mais uma distopia”, também temos que olhar com o viés de como a sociedade muitas vezes retrocede tanto, que beiramos aos métodos antigos e arcaicos chegando ao ponto da própria desumanização.

IMG_20191105_172037_332
Meu companheiro de viagem para o trabalho.

Os personagens são consistentes, é fácil identificar a personalidade de cada um, isso é o que mais me chamou a atenção. Senti em alguns momentos que alguns fossem pessoas que eu conhecia: Camille embora seja a capitã e tenha que ser forte para ela e os demais, em nenhum momento passa um ar de superioridade exacerbada, pelo contrário, ela se mostra sendo gente como a gente e uma líder nata que tem a voz feminina. Sarah não é diferente, embora seja mais delicada no modo de falar e agir, é uma combatente corpo-a-corpo fenomenal, o que mostra um equilíbrio da persona. Will é o oposto de Sarah, mas ainda assim tem o seu lado “humano” e isso vem por terra exatamente quando acontece com aquele seu amigo durão. O Adam é um personagem que te convence do início ao fim. Cheguei a alguns momentos fiquei com pena dele, pela confusão que ele está (o personagem sofre de amnésia e vai recuperando algumas lembranças ao longo do livro). Não vou dizer que não duvidei dele, claro que sim e isso é mérito da Autora.

Ninguém se sente responsável por uma morte se não apertou o gatilho com as próprias mãos.

Como estava falando, a Day Fernandes traz a tona personagens tão vividos que duvidei, fiquei do lado ou até mesmo com bronca de alguns personagens, mas ela traz a dualidade que as pessoas tem: não podemos ser bonzinhos 100% do tempo ou o vilão no mesmo período. A escrita é tão boa que a leitura flui muito rápido, fazendo com que 297 páginas só não foram lidas em um único dia porque estava participando da maratona. Outro mérito da Day é que você entra dentro do mundo em que ela criou. Visualizar um combate ou até mesmo o esconderijo da Camille é fácil. Você se sente no meio da história. E nem vou me estender em dizer que a autora sabe escrever muito bem um plot twist. Ela construiu uma história fazendo você acreditar em uma coisa X, mas no final do capitulo 24 você vê que a banda toca diferente, e ela consegue fazer isso com maestria.

Por fim digo que essa leitura foi super empolgante para mim e fico triste que as editoras não deem o devido valor para talentos como esse livro da Day. Graças ao Entre nos Mundos, venho conhecendo autores nacionais que escrevem muito bem, a Day Fernandes é um desses autores, bem como o Rodolfo Salles, o Danilo Sarcinelle entre tantos outros que, dá gosto de acompanhar eles. Por fim, porém não menos importante, espero que tenha conseguido cativar você para que leia e apoie autores contemporâneos e nacionais, principalmente essa maravilha em formato de livro chamado A Fortaleza.

O desespero causara um estrago profundo em seu interior, e na tentativa de se livrar do sofrimento, o ataque foi sua única defesa.

OBS.: Achou que tinha acabado? Tratando-se de uma duologia, no final do mês conto sobre o segundo livro e seu desfecho. Lembrando que estárolando a Maratona Fortaleza. Para saber mais, clique aqui.

Beijos e até 😉

IMG-20191029-WA0017
A imagem é uma adaptação que o Vitor David realizou da capa original feita pela Débora de Mello.

Um comentário em “[Livro] A Fortaleza: Mundo Sombrio – Day Fernandes

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: