[HQ] V de Vingança – Alan Moore e David Lloyd

“O povo não deve temer seu estado. O estado deve temer seu povo.”

Sinopse: Em uma Inglaterra dominada por um regime fascista onde todos no poder são corruptos e só pensam em si mesmo. Os que estão no poder impõe a censura e acaba com qualquer tentativa de quem é contra ao governo e acaba com os direitos civis. Chega o momento em que pessoas relacionadas a um campo de concentração começam a ser  assassinadas misteriosamente e eis que surge “V”, uma voz a favor dos menos favorecidos, ele se ergue contra o governo e começa uma vingança pessoal contra o seu passado.

pagina-interna-da-hq-v-de-vinganca-1564670931340_v2_600x337

Essa é mais uma HQ escrita pelo gênio Alan Moore e ilustrada em grande parte por David Lloyd. V de Vingança foi publicada entre 1982 e 1983, em preto e branco, pela editora Warrior, porém não foi finalizada. Em 1988 com o incentivo da DC Comics, Alan Moore e David Lloyd retomaram à série e a concluíram com uma edição colorida. posteriormente foi republicada nos Estados Unidos de forma completa pela Vertigo (o selo adulto da DC Comics).

“Sob sua máscara há mais que um rosto: há ideias. E ideias são à prova de balas”

518z9rqkzeL._SX325_BO1,204,203,200_Essa é uma HQ com um enredo extremamente impactante, pois poucas obras faziam duras críticas a sociedade e temos um personagem principal que é o enigmático “V”, que mesmo sendo extremamente anarquista, é bastante carismático e muito bem desenvolvido. Apresenta também o fato do personagem utilizar a máscara representando Guy Fawkes, que foi um soldado inglês, católico que teve participação na Conspiração da Pólvora, em que se tinha a intenção de assassinar o Rei Jaime I da Inglaterra e os membros do Parlamento Inglês durante uma sessão em 5 de novembro 1605, atualmente no aniversário dessa data, as crianças inglesas saem às ruas, acendem fogueira, soltam fogos de artifício e queimam bonecos do terrorista. A HQ em si tem muitas referências e citações ao acontecimento, o que gera uma maior ligação com a sociedade.

Com a arte de David Lloyd, que faz um trabalho magistral, com ilustrações que retratam cenas de filmes, utilizando de forma épica o jogo de luz e sombra. A HQ apresenta cores bem vivas, contrastantes, muito intensas e bem saturadas, é notável o contrastes das cores nos diferente ambiente da HQ, como nos ambientes noturnos que utiliza paletas mais frias como azul. Não é por acaso que “V de Vingança” se tornou um clássico, com a genialidade de Alan Moore por detrás de um enredo que pode facilmente ser comparado aos dias atuais e com uma ilustração excepcional de David Lloyd, é fácil entender o motivo dela ser tão marcante e ser uma leitura excepcional.


 

Ficha catalográfica:

Capa dura com 304 páginas;
Editora: Panini; Edição: 1a (5 de novembro de 2018);
Idioma: Português;
Autor: Alan Moore;
Ilustrador: David Lloyd;

Adquira o seu exemplar pela Amazon, clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: