[Áudio Livro] O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald

Desafio da BBC

“Sempre que tiver vontade de criticar alguém, lembre-se de que nem todo mundo teve as oportunidades que você teve.”

2269295Até o momento que me propus a realizar esse desafio da BBC, confesso que nunca tinha pensado em ler O Grande Gatsby, aliás, muitos dos livros que estão nesse desafio, nunca sequer haviam passado pela minha cabeça. Mas ao contrário dos livros que eu vinha lendo e amando (vulgo E o Vento Levou, Orgulho e Preconceito como exemplos), esse foi um livro que julguei, veja bem, para mim, um tanto quanto fraco. Nem mesmo o filme, que irei abordar mais a frente me encantou.

“Guardar nossos julgamentos é uma questão de esperança infinita.”

Nick Carraway é o narrador e ele nos conta como saiu do meio Oeste dos Estados Unidos e foi viver em Nova York e logo se depara com a luxuosidade da vida dos ricos. A casa em que vive é pequena e modesta, mas está arroxeada de casarões e, particularmente, a casa ao lado mostra que o seu vizinho é rico e não esconde isso, já que constantemente há festas.

O dono da casa é o Gatsby, ninguém sabe ao certo quem ele é, aliás, mutos dos convidados nem mesmo viram o anfitrião na vida, mas todos tem algo para falar sobre ele. E é assim que o Nick se intriga a respeito do dono da mansão, mas logo ambos se conhecem, mesmo porque o Gatsby tem interesse em estreitar laços com a prima de Nick, a Daisy que é casada com o esnobe Tom Buchanan.

“Voilà!” temos um triangulo amoroso! Mas o livro ele não retrata apenas isso. Ele é um compilado de como era a vida dos novos ricos na América, mostrando o luxo da alta sociedade em 1925.

“Eu estava dentro e fora, simultaneamente encantado e repelido pela variedade inesgotável da vida.”

Embora eu tenha ficado intrigada com o livro, devo dizer que ouvi-lo não foi tão prazeroso como os outros livros, e nem foi pela escrita do autor, mas sim pelo distanciamento em que a sociedade America e eu vivemos. Digamos que não foi tão fácil para mim me colocar dentro da história, pois eu não tenho muito conhecimento de como eram as pessoas em 1925 e nem como funcionada os Estados Unidos naquela época. Então foi difícil adentrar de fato na história.

“Mas tudo passava agora demasiado depressa diante de seus olhos turvos, e ele sentiu que perdera para sempre uma parte de tudo aquilo — a parte mais fresca e melhor.”

Mas não posso negar que existe sim um valor para esse livro ter se tornado um clássico. Dá para perceber que nele contém muitas informações sobre uma sociedade que era bem fútil e mesquinha, aonde a elite não sabia ver além do próprio nariz.


Sobre o Filme de 2013…

Assisti ao filme de 2013 que conta com Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan, Isla Fisher. Foi um filme que me serviu muito bem de complemento par ao livro. Muitas das coisas que tive dificuldade de entender como funcionava naquela época, com o filme foi mais fácil em entender.

O que achei mais bacana do filme foi a mescla que fizeram entre a década de 1925 e o nosso tempo atual, talvez uma forma sutil que o diretor teve de dizer que de lá para cá, não houve tantas mudanças assim na elite americana.

É um filme que tem uma fotografia de encher os olhos e que vai ajudar a muitas pessoas, assim como eu, a entender um pouco mais do que o autor do livro quis transmitir.

Gatsby


Ficha Catalográfica

  • Autor: F. Scott Fitzgerald
  • Gênero: Drama
  • Formato: Áudio Livro / E-book
  • Número de páginas: 210 páginas
  • Tempo do Áudio: 6h12m36s
  • Editora: Edições Best Bolso
  • Áudio: Ubook

2 comentários em “[Áudio Livro] O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: