O Infame Clube Vitoriano das Mulheres Livres é uma coletânea nacional de contos, organizados pela Valquíria Vlad e a Karine Ribeiro e publicado pela Editora Wish por meio do financiamento coletivo no Catarse.
O livro contém 12 contos que remetem ao período Vitoriano, o plano de fundo do livro é que o Clube das Mulheres Livres era uma coluna no jornal criado pela A Dama, ninguém ao certo sabe quem foi ela, mas a mesma era responsável por receber cartas de mulheres que haviam lutado contra a opressão imposta pela época e que ganharam a liberdade que pertenciam a elas.
Embora o período Vitoriano foi próspero para a economia e modernização, foi uma Era em que os costumes moralistas e o fundamentalismo religioso ficou muito mais forte e rígido, fazendo com que as mulheres fossem cada vez mais julgadas.
O que o livro traz para nós são histórias em que as mulheres tomaram as rédeas da própria vida, como elas venceram o moralismo e ganharam voz (ou pelo menos sua liberdade, demonstrando que são tão capazes quanto supunham). Chega a ser difícil escolher qual dos contos é o meu favorito, mas há alguns que mexerem mais comigo que outros, bem como o conto A Mestre dos Pássaros de autoria da Daniela Almeida que, mais uma vez me emocionou e muito com o que escreveu. Já havia lido o conto Asas da Dani na Revista da Taverna, e dessa vez ela nos apresenta Liliana uma menina que deseja voar e não entende o porque ela não pode sair correndo pelo campo como seu irmão. Até que um dia a Magda lhe ensina como pode realizar o sonho.
Eu espero que como mulher você encontre a liberdade de um menino.
Outro conto que amei ter lido foi A Farsa da Deborah Mundin em que contou a história da Carmela, uma espanhola que havia se casado com o Sr. Watson, um boticário que veio a falecer, mas o casal tiveram uma filha, Joanne, uma moça determinada em suas escolhas e que viu uma forma de continuar com o negócio da família.
[…] Juntou as mãos, entrelaçando os dedos, e aquiesceu sorrindo.Um sorriso que deixou todos assustados. Ela não tinha vergonha pelo que fizera, fora um ato desesperado de uma mulher silenciada por causa de seu gênero. […]
Amélia Vai Para o Inferno escrito pela Rubia Dias é outro conto sensacional. Amélia é uma mulher que foi expulsa da igreja por três mulheres que a achavam indignas, pois a mesma havia se divorciado. Foram três incidentes para que chegasse a cena dela rolando pelas escadas da igreja. Três momentos em que a sociedade a julgou.
O sapato de cetim azul do pé esquerdo jazia tristonho adiante, sujo de terra, e Amélia teve o inconveniente pensamento de que estava sendo imoral ao expor parte de seus tornozelos daquela forma. Acho que agora tanto faz, refletiu. […]
Por fim, outro conto que gostaria de mencionar é o A Mulher Entre as Estantes por Camila Hudson. Uma bibliotecária recebe a visita de uma mulher perfeita, horas depois ambas teriam a vida entrelaçadas em meios aos livros após a confissão da visitante.
Acontece que o silêncio não compensa a tristeza da vida, e o grito, mesmo que possa ser o último ato, é o risco pelo qual vale a pena morrer.
Deixo aqui a minha sugestão para lerem esse livro lindo. Ele é recheado de propagandas do período vitoriano e ao final do livro, vê-se ilustrações chamadas de As Futuras Ordens da Moda de W. Cade Gall, publicadas originalmente em 1893 na The Strand Magazine, uma imaginação das futuras tendencias de moda feminina. Nota-se um esmero muito grande por parte da editora que, embora seja nova no mercado literário, entrega ao leitor uma experiência muito agradável, não somente em ler as histórias, mas de entregar um produto de lindo e de qualidade.
Gostaria de agradecer imensamente a Dani Almeida por ter me presenteado com esse livro lindo. De coração, agradeço ❤
Beijos e até 😉
Ficha Catalográfica

- Organizado por: Valquíria Vlad e Karine Ribeiro
- Autores: Eduardo Barbosa – A história de Mrs. H
Rúbia Dias – Amélia vai para o inferno
Camila Hudson – A mulher entre as estantes
Caio Hamasaki – O Silêncio da Névoa
Lygia Camelo Santiago – Violoncelo
P. H. de Aragão – A Senhora Burton e o Vulcão
Deborah Mundin – A Farsa
Caesar Charone – Prometeu rebelado
Daniela Almeida – A mestre dos pássaros
Matheus Zucato Robert – Madame Smith
Lia Cavaliera – O Artista
Rodrigo Ortiz Vinholo – As Aulas de Hipismo da Srta. H - Gênero: Ficção Brasileira, Antologias
- Páginas: 160
- Editora: Editora Wish
- ISBN: 978-85-67566-20-7
Pingback: [TAG] Resumo de 2019 – Willyara Amorim – Entre nos Mundos