Originalmente publicado pela primeira vez em 1991, A Firma do autor John Grisham já ganhou até mesmo espaço nas telonas, no ano de 1993.
Mitch McDeere aceita trabalhar na Bendini, Lambert & Locke, mudando-se para Memphis, com a sua esposa Abby. Mitch tem certeza que tirou a sorte grande, pois é uma firma que lhe proporciona diversos benefícios, além de ser o motivo de seu orgulho por ter conseguido uma vaga. Mas tudo cai por terra quando um agente do FBI lhe procura e revela o que realmente a firma é, dizendo que está sobre investigação e agora o rapaz que achou que havia ganhado o mundo se vê em um inferno: ou ele ajuda com as investigações e corre o risco de vida, ou será denunciado.
Foi o primeiro livro que li do autor John Grisham. Esse livro ganhou um comentário do próprio Ken Follett dizendo que “O melhor escritor de suspense da atualidade.”, e eu devo concorda que o livro é muito bom. O livro te deixa o tempo todo com uma pulga atrás da orelha, e com isso, a gente quer desvendar o mistério, não conseguindo largar o livro.
A trama é muito bem elaborada e bem amarrada, não deixando dúvidas do porque Hollywood resolveu lançar um filme do livro, que foi estrelado pelo Tom Cruise, que inclusive, foi um filme que teve bastante indicações a premiações e ganhou um:
- People’s Choice Awards 1994 (EUA): Venceu na categoria de filme dramático favorito.
- Oscar 1994 (EUA): Indicado nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Holly Hunter) e melhor trilha sonora.
- BAFTA 1994 (Reino Unido): Indicado na categoria de melhor atriz coadjuvante (Holly Hunter).
- MTV Movie Awards 1994 (EUA): Indicado nas categorias de melhor atuação masculina (Tom Cruise) e homem mais desejável (Tom Cruise).
Fica a dica do livro, que vai prender a sua atenção.

Ficha Catalográfica:
- Título Original: The Firm
- Autor: Jhon Grisham
- Tradutor: Alves Calado
- Gênero: Suspense, Ficção, Thriller
- Páginas: 432
- Editora: Editora Arqueiro
- ISBN-13: 978-8580419856
Oies! Acredita que eu li esse livro quando fazia curso de inglês? Séculos atrás, rs e lembro de ter gostado muito do autor, tanto que cheguei a ler outros títulos depois (mas em português, claro) e ainda não vi o filme.
CurtirCurtir