[Livro] Os Trabalhos de Hércules – Agatha Christie

O título deste livro é quase autoexplicativo para leitores já familiarizados com a autora Agatha Christie. Em “Os Trabalhos de Hércules”, Hercule Poirot propõe um desafio a si mesmo: escolher, antes de se aposentar, doze casos que sejam equivalentes aos desafios executados pelo seu “xará” das histórias da mitologia greco-romana: o semideus Hércules. E assim se inicia os doze casos de Hércule Poirot.

51EEgdN3kEL._SX326_BO1,204,203,200_
Caso queira adquirir, clique aqui e veja na Amazon.

Este romance da Rainha do Crime pode ser encarado como uma coletânea de contos que se desenrolam em ordem cronológica, mas funcionam independentes entre si, então se você quiser ler só o conto equivalente ao seu Trabalho de Hércules preferido, sinta-se à vontade. Aliás, os capítulos são nominados de acordo com cada trabalho de Hércules realizado, então, o segundo capítulo (pois o primeiro é introdução do desafio de Hércule) se intitula “O Leão de Nemeia”, o terceiro, “A Hidra de Lerna”, o quarto é “A Corça de Arcádia” e assim sucessivamente até chegar ao último capítulo intitulado “As Profundezas do Inferno”. As correlações que Agatha Christie faz entre os elementos dos trabalhados realizados por Hércules e os casos investigados por Hércule são divertidos de serem procurados, tanto que o próprio detetive, diversas vezes, verbaliza essas “coincidências”, como por exemplo, o Leão de Nemeia ser um cachorrinho de madame e o Touro de Creta ser, na verdade, um belo rapaz atormentado por surtos psicóticos. Acredito que, se eu pudesse recomendar apenas um caso para os leitores seria, com certeza “As Aves do Lago Estínfale”, foi, disparado, meu preferido.

Como o livro reúne doze casos de investigação, a Rainha do Crime expande o leque de assuntos e monta os mais variados casos para o famoso detetive. Ela transita desde assuntos mais pesados e espinhosos, como dependência química e cultos religiosos, até situações extremamente cômicas. É um prato cheio para os leitores de Agatha Christie se depararem com várias facetas da autora. A edição faz parte da coleção lançada pela editora Sextante é capa dura, muito bonita e o papel amarelado não cansa a visão, apenas alguns pouco erros poderiam ser corrigidos na questão de diagramação e padronização do texto, mas nada que interfira profundamente na leitura.

Em resumo, é um livro recomendado para velhos leitores, já acostumados com a escrita e enredo de Agatha Christie, e para novos, que desejam se aventurar pelos casos investigados por Hércule Poirot. Recomendo, inclusive, que o leitor opte por ler um caso antes de dormir. Foi assim que fiz e acho que foi muito proveitoso e divertido, pois cada noite era um mistério diferente para se deparar.

Boa leitura!

–Do Leão de Nemeia a Cérbero – murmurou Poirot. – A tarefa está completa. [p.281]


 

Ficha Catalográfica

  • Autora: Agatha Christie
  • Gênero: Policial
  • Capa dura: 288 páginas
  • Editora: HarperCollins (1 de janeiro de 2018)
  • Idioma: Português
  • ISBN-10: 8595082928
  • ISBN-13: 978-8595082922
  • Lista de mais vendidos da Amazon: Nº 45,907 em Livros (Conheça o Top 100 na categoria Livros);

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: