[Mangá / Documentário] Virgem Depois dos 30

Inicialmente quero alertar que se você tem problemas de autoestima, tendência à depressão essa leitura talvez não seja apropriada a você! Embora o título sugira falar sobre virgindade, ele mostra casos reais de pessoas com diversos problemas sociais e até mesmo psicológicos, problemas esses que podem de alguma formar servir de gatilhos para leitores já com tendências as mesmas. Essa é uma obra documental, com personagem e histórias reais.

51f9nbbP-TL
Caso tenha interesse, clique aqui…

Virgem depois dos 30 é uma obra documental de Atsuhiko Nakamura. Nakamura era escritor, a revista para a qual ele escrevia foi cancelada por conta da crise editoria, a partir dai ele foi trabalhar com curadoria de idosos, o que pra nós seria uma casa de repouso para a terceira idade; lá tendo experiências com diversos tipos de pessoas, tanto as que ele atendia quanto seus funcionários, foi que Nakamura teve contato com o primeiro virgem de meia-idade e assim foi conhecendo sua personalidade destrutiva, não só pra consigo mesmo, mas para com todos que o cercavam. Assim depois de anos nesse trabalho e de ser “resgatado” dele por uma nova revista, Nakamura resolve transformar essa experiência ruim que passo para um artigo que depois viria se tornar um livro e por fim esse mangá.

 

O mangá conta com 8 história de 8 homens acima dos 30 anos que nunca tiveram uma relação afetiva e sexual com mulheres (a duas exceções, mas essa curiosidade fica para sua leitura), e que tem diversas frustrações na vida, mas a virgindade deles não é vista como um problema pra se mesmos. Embora a obra bata fortemente nessa tecla de quer a causa para o fraco em suas vidas, seja pessoal ou profissional, e a virgindade eu acabei tendo uma interpretação diferente: a virgindade aqui não é uma causa, mas sim uma das consequências de pessoas totalmente disfuncionais e fora de qualquer traquejo social, desde suas infâncias. São homens com autoestima quase inexistente, ou uma timidez tão grande que os deixam completamente deslocados do conviveu social. Alguns ainda tentaram ter algum tipo de experiência, mas fracassaram absurdamente, outros se entregaram totalmente a fantasia e as fugas do meio social que desejam mais o imaginário perfeito criado por se mesmos do que a dura vida real.

A obra traz temas pesados como depressão, baixa autoestima, automutilação e até mesmo suicídio. Temas que são bem corriqueiros em uma sociedade onde as pessoas são bem mais introspectivas e não se relacionam bem uma com as outras. Esse documentário serve até com uma critica a sociedade japonesa que está cada vez mais individualista e se afastando das relações pessoas e intimas entre si. Prova disso é que o país esta envelhecendo muito rapidamente, e os casamentos estão cada vez mais escassos.

virgem-depois-dos-30-5

O mangá é desenha do por Bargain Sakuraichi, e tem um traço que na minha opinião caiu perfeitamente para esse obra. Um traço “estranhamente realista” cheio de personagens que visivelmente incomodam e que passam a sensação real de deslocamento social.

selo-pipoca.jpg
Selo Drago – Pipoca e Nanquim

Sobre a parte gráfica, esse é o primeiro mangá da editora Pipoca e Nanquim através do novo selo de mangás dele, o Selo Drago, e é o meio primeiro material da editora.

Até hoje ainda não tinha tido a oportunidade de adquirir nada do PN, mas fiquei extremamente satisfeito de ter começado com esse que é uma das obras mais diferentes que já li. A qualidade gráfica está excelente, a edição tem um formato um pouco maior do que o “padrão” de mangás lançado no Brasil, mas ficou uma edição muito caprichada, com sobre capa e um marcador de brinde. A capa (a capa real não a sobre capa) possui um detalhamento prateado com o efeito da luz sobre ele que fico incrível, mesmo sendo uma capa que retrata o inferno e o sofrimento.

Mangá-documentário Virgem depois dos 30 é uma obra pesada e real sobre problemas de convívio social em uma sociedade que busca sempre a perfeição e eficiência de seus membros, mostrando o quanto a prosperidade econômica está acima da felicidade pessoal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: