[Livro] Neuromancer: Trilogia Sprawl – William Gibson

Prêmios Nébula e Hugo

Por onde começar a falar desse livro que é um clássico e mega icônico na Ficção Cientifica?

Olá, tudo bem?

Não foi fácil esse livro e não será fácil conversar sobre ele, tanto que demorei muito para ficar relativamente satisfeita de como abordei o assunto aqui. Então sem mais de longas, vamos falar sobre o primeiro livro da Trilogia Sprawl – Neuromancer.

neuromancer-gibson-banner

Com a trinca dos prêmios da Ficção Cientifica – Hugo, Nébula e Philip K. Dick -, o primeiro livro escrito pelo William Gibson nos leva para um mundo totalmente tecnológico. Hackers são chamados de Cowboys e é o que Case é, embora tenha sido impossibilitado de continuar, após ter tentado roubar de seus chefes, teve o seus circuitos danificados. Mas em uma noite ele percebe que está sendo perseguido, até que se depara com a Molly que o levará até Armintage e possibilitará uma reabilitação neural, mas com uma condição: Case terá que trabalhar para ele.

Gente, a primeira coisa que quero que tenha em mente, é que o que falei até agora mal é a ponta do iceberg que esse livro é. Escrito em 1984, Neuromancer trouxe muitas ideias que, para aquela época eram inimagináveis. A começar pela Matrix. Sim, você não leu errado, o filme Matrix se baseia no conceito deste livro. Em resumo, matrix é um ambiente virtual onde pode-se navegar (hoje podemos traçar um paralelo com a Web), mas veja bem, esse navegar é levar as nossas mentes para dentro. Imagina que você se torna parte daquele mundo virtual.

Isso é um dos conceitos que ele traz, outro é a AI – Artificial Intelligence. Sim, a famosa inteligencia artificial está por aqui, e ela é tão complexa quanto imaginamos. Mas não apenas isso,conceitos de GPS, celular sem fio, realidade virtual e outras tantas coisas que para nós é normal hoje em dia, acaba sendo uma coisa tão normal pra gente que, ao ler o livro acabamos pensando “velho, por que ele está dando esses nomes loucos?”.

Sim, essa é mais uma das complexidades do livro, são muitos jargões próprios que, mesmo com o sumário que a Editora Aleph colocou, ele mostra ainda ser insuficiente, então você acaba patinando um pouco para entender. Isso torna a leitura lenta e densa.

Eu sinto que não aproveitei totalmente esse livro, e sei que, se um dia eu tiver a oportunidade, esse livro seria uma ótima fonte de estudo. Ele é um livro de camadas, sendo necessário outras leituras para entender ele como um todo.

Conversando com outras pessoas disseram que o segundo e o terceiro volume acabam não sendo tão complexos, facilitando a leitura deixando ela mais fluida. Eu já adquiri o segundo volume, mas infelizmente, ainda não consegui encaixar ele na minha meta de leitura.

Eu sinto que, quando eu ler novamente esse livro,vou querer corrigir ou acrescentar mais coisas aqui, então fique ciente que provavelmente haverá outras postagens de Neuromancer.

Bom, fica a minha dica para quem gosta de Ficção Cientifica há muito tempo, aos iniciantes nesse gênero, pode ser que seja um livro que acabe desmotivando e não é isso que queremos, não é mesmo?

Beijos e até 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: