[Filme] Big Fish & Begonia ( Dàyú hǎitáng) – Liang Xuan e Zhang Chun

Realmente uma animação que demonstra todo o potencial da cultura chinesa, um anime tão belo quanto poético, pessoalmente falando foi uma nas melhores estreias do catálogo Netflix de 2018.

Big Fish & Begonia ( Dàyú hǎitáng ) é um filme animado de fantasia épico chinês lançado em 08 de julho de 2016 (na china), escrito produzido e dirigido por Liang Xuan e Zhang Chun. O primeiro longa-metragem de animação do B & T Studio em colaboração com o Studio Mir (A Lenda de Korra e Voltron: Os defensores lendários).

Big-Fish-Begonia-Resenha-4

Inspirados em um antigo clássico taoísta chinês “Zhuangzi” que é um conto de amor e sacrifício, e integra partes de outros clássicos chinês como “Classics of Mountain and Seas” e “In Search of the Supernatural”. Segundo os diretores, foram gastos 12 anos na produção deste longa, onde eles fazem um mix de toda a cultura chinesa para nos apresentar um resultado coeso, bonito e encantador, mesmo que nós, do Ocidente, não estejamos acostumados a essas mitologias orientais, mais especificamente as chinesas.

A premissa se passa em um mundo místico que existe em paralelo com o mundo humano. Em seu 16º aniversários os integrantes da tribo passam por um ritual de passagem onde devem viver por 7 dias no mundo humano em forma de golfinhos. Logo acompanhamos uma jovem chamada “CHUN” que é enviada ao mundo humano para passar pelo ritual e entender melhor como funciona as leis naturais. Porém logo ao chegar no mundo humano ela já se depara com os perigos do nosso mundo, com isso ela recebe uma ajuda inesperada do jovem “KUN” que a leva entrar num conflito pessoal e social com o seu povo natal. Também somos apresentados ao jovem “QIU”, que demonstra ter interesses amoro em “CHUM” e a ama mais do que a própria vida. O desenrolar desses personagens passam um grande amor que vai além da própria vida. Fica muito bem marcado a ideia de causa e efeito, onde podemos ver todas as consequências das ações dos personagens quase como uma espécie de carma.

big-fish-and-begonia

Como é de se esperar o filme é todo bem amarrado e não deixa nenhuma ponta solta para o futuro e com um roteiro muito bem construído e totalmente sólido.

Além do seu conteúdo fantástico, Big Fish & Begonia possui uma animação que é simplesmente um espetáculo, bem fluida e suave. Outra parte que merece um grande destaque é o trabalho de Kiyoshi Yoshida com uma espetacular trilha sonora. O japonês empresta todo o seu talento para a dupla chinesa e compõe uma trilha sonora belíssima para acompanhar o roteiro e a animação.

Big-Fish-Begonia-1-1000x520

O anime é simplesmente uma junção de trabalhos maravilhosos que formam uma harmonia perfeita entre direção, animação e trilha sonora.

A palavra que define é harmonia, em especial com a natureza e os processos básicos da vida, como o ciclo de nascimento e morte, assim como com os ciclos do planeta e as estações do ano. Diversos personagens encarnam entidades importantes da mitologia chinesa e, mesmo que você não os conheça, perceberá a sua função nesse universo.

Big-Fish-Begonia-Resenha-6

Com uma narrativa delicada e a presença de um mundo sobrenatural onde não apresenta um vilão ou um antagonista central, essa é uma animação com um foco totalmente poético sobre amizade, sacrifícios pessoais, arrependimentos e amadurecimentos.

Realmente… podemos ver que foram 12 anos bem gastos, vale cada segundo.

Big-Fish-Begonia-Resenha-3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: