[Livro] O Cavaleiro dos Sete Reinos – George R. R. Martin

Para quem está no aguardo eterno do sexto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, O Cavaleiro dos Sete Reinos é um ótimo jeito de matar a saudade da série principal.

downloadNoventa anos antes da história de A Guerra dos Tronos começar, muito antes de qualquer personagem que já conhecemos nascer, somos apresentados ao cavaleiro andante Sor Duncan, o Alto, para os íntimos, Dunk, um órfão da Baixada das Pulgas adotado por outro cavaleiro andante de reputação duvidosa e pouco gloriosa. No começo da história, o cavaleiro andante que o adotou como escudeiro já está morto, vítima de gripe e da velhice, por isso Dunk dirige-se para à Campina de Vaufreixo para participar de um torneio. Alguns quilômetros antes de chegar ao seu destino, Dunk para em uma estalagem e conhece Egg, um menino de dez anos que recebeu o apelido de “ovo” (egg em inglês) por conta de sua cabeça raspada. Mesmo contra a vontade de Dunk, Egg o segue até o torneio e começa a trabalhar como escudeiro do cavaleiro andante e a partir desse ponto acompanhamos as aventuras desses dois personagens extremamente carismáticos pelos sete reinos de Westeros.

O livro divide-se em três contos curtos (entende-se aqui a definição George R. R. Martin de curto), sendo o primeiro deles (e o melhor de todos) a sinopse que relatei no parágrafo acima. O conto intitulado O Cavaleiro Andante irá apresentar os protagonistas de uma maneira cativante e mostrar como relação entre eles irá funcionar: ora uma relação de irmãos ora uma relação hierarquizada, devido as posições que ambos ocupam na pirâmide social de Westeros. Dunk, honroso em seus singelos quase dois metros de altura, é um menino normal que recebeu uma oportunidade de mudar de vida e a aproveitou, usando de habilidades e inteligência adquiridas de sua antiga vida na Baixada das Pulgas para atuar como cavaleiro andante. Enquanto Egg é uma criança de dez anos no auge de sua ousadia e perspicácia, extremamente leal a Sor Duncan, o Alto, a quem julgou merecedor de confiança e amizade.

Jogo-3

É extremamente interessante e divertido ver esses dois interagindo, aspecto que é mantido nos dois contos subsequentes: A Espada Juramentada e O Cavaleiro Misterioso, que mostraram Dunk e Egg defendendo um castelo contra uma aranha que rouba a água da região e, em seguida, participando de mais um tornei cujo o prêmio é um ovo de dragão. Pessoalmente, o meu conto favorito foi “O Cavaleiro Andante”, em seguida “O Cavaleiro Misterioso” e, por último, “A Espada Juramentada”, contudo todos os contos são muito bons e recomendo que não deixe de apreciar nenhum. O carisma está presente também em diversos personagens secundários e até mesmo terciários, sempre apresentando uma particularidade que os deixa menos genéricos e faz com que, em alguns casos, o leitor se preocupe ou torça por eles.

Traição… é só uma palavra. Quando dois príncipes lutam por uma cadeira onde só um homem pode se sentar, tanto grandes senhores quanto homens do povo precisam escolher. E, quando a batalha acaba, os vitoriosos serão aclamados como homens leais e verdadeiros, enquanto os que forem derrotados serão conhecidos para sempre como rebeldes e traidores.

A história se passa durante o auge da Dinastia Targaryen com o bom Rei Daeron no poder e a paz (relativamente) se instalada em Westeros. Há menções a fatos e acontecimentos históricos que terão influência na narrativa principal de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, como as Rebeliões Blackfyre, advindas das disputas dos bastardos do antigo rei Aegon, o Indigno, e a presença de ovos de dragões. Tudo isso é apresentado ao leitor através do singelo personagem de Dunk, que, se querer, acaba levemente envolvido em vários acontecimentos influenciados (direta ou indiretamente) pelas Rebeliões Blackfyre. É um prato cheio para o leitor que está avido por mais informações sobre a vasta e complexa história do mundo de Westeros, construído com tanto esmero por George R. R Martin. Para entender melhor as Rebeliões Blackfyre e a história da dinastia Targaryen, recomendo que assistam os vídeos da Carol e da Mikannn sobre o assunto.

blackfyre-rebellion-symbol

No fim, O Cavaleiro dos Sete Reinos é uma compilação de contos divertidíssimos que ajudarão o leitor a conhecer melhor a gigantesca história criada por George R. R. Martin, que já se transformou em algo muito maior que a série principal. Expandindo o mundo e apresentando personagens interessantes, é um livro que vale a pena ser lidos por fãs da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”.

Anúncios

4 comentários em “[Livro] O Cavaleiro dos Sete Reinos – George R. R. Martin

Adicione o seu

  1. Já li esse livro e é muito bom, da pra aguentar a espera do sexto livro, tem outro que chama a Dança dos Dragões, ótimo também

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: