[HQ] Watchmen – Alan Moore, Dave Gibbons e John Higgins 

O que aconteceria se os super-heróis fossem reais?

Para quem não conhece a obra e só assistiu ao filme de 2009 dirigido por  Zack Snyder, peço para que leia a HQ. Apesar de ser um filme mediano para uma adaptação, infelizmente perdeu algumas camadas de complexidade da genialidade de Moore. Caso você tenha gostado do filme, irá gostar muito mais da HQ, mas se achou o filme ruim, possivelmente a HQ irá te surpreender com a profundidade dos temas e “explodira sua cabeça”.

ok6Ws65nDSLAIKkKgIjqyM5OGCc
Pôster do filme de 2009

E se os heróis não fossem tão heróis assim?

É dessa pergunta que parte Watchmen, onde todos os heróis são construídos e desconstruídos, onde todos têm falhas, onde eles não são dignos, puros e simpáticos como se espera do estereótipo. No universo de Watchmen Moore detona toda a estrutura de “Super-herói” e os coloca com uma “violência moral”, mostrando eles como humanos que se veem como superiores na sociedade e com isso impondo o seu código moral a base da força, sem questionar o “certo ou errado” com isso os levando a fazer atrocidades em nome da “justiça”.

61Oe1htk6MLAlan Moore mostra todo o caos que a existência dessas pessoas poderia causar numa sociedade tanto de forma social e política. O universo em Watchmen não corre apenas com a Guerra Fria, mas com quase todos os acontecimentos políticos e bélicos que aconteceram nos anos de 1980. O roteiro é basicamente construído em cima das consequências que as guerras e violências urbanas podem causar nas pessoas.

Watchmen é mais que uma narrativa de heróis. É toda uma narrativa de crítica política e social que em cada capítulo leva o leitor a vagar numa sociedade totalmente destruída moralmente, onde nos conecta ao mundo real e nos leva a pensar na complexidade dos dilemas humanos.

Watchmen é uma minissérie publicada mensalmente em doze partes entre setembro de 1986 e outubro de 1987. Roteirizada pelo mítico Alan Moore, Dave Gibbons com belos traços e uma lindíssima arte e John Higgins responsável pala colorização da obra.

 

Gostou da resenha? Pois bem, roubei um espacinho do texto do Vitor para apresentá-lo! Acompanho o instagram do Vitor já tem um tempo, e vice-versa, e eis que nos tornamos amigos e resolvi convidá-lo para viajar entre os mundos e nos tornarmos, quem sabe um dia, um blog com muitos e muitos astronautas compartilhando as histórias nos mundos que adentramos. Pois então é isso, mais um membro para pilotar a nossa nave que viaja por aí, entre livros, mangás, filmes, hq’s, animes e tudo o que apreciamos. Beijos e até 😉

By: Willyara Amorim

Anúncios

2 comentários em “[HQ] Watchmen – Alan Moore, Dave Gibbons e John Higgins 

Adicione o seu

  1. Conheci pelo filme e amei a HQ, uma das melhores até hoje. Mas ainda acho que foi uma boa adaptação na medida do possível, é difícil trazer a complexidade da história pro cinema.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: