[Livro] Um Estudo em Vermelho – Sir Arthur Conan Doyle

Selo9

Neste ano está vindo surpresa atrás de surpresa no quesito da leitura. Também posso considerar um ano em que estou quebrando velhos preconceitos que tinha em relação aos clássicos e a primeira leitura que fez essa minha descriminação cair por terra, foi  Orgulho e Preconceito, que não só me fez querer ler mais dos livros da Jane Austen, como também me fez gostar de romance – mas deixarei para termos essa conversinha em outra postagem sobre o preconceito literário -, e dessa vez vamos falar sobre um clássico no quesito detetive: quem nunca ouviu falar de Sherlock Holmes?

IMG_20190312_095531_477
Caso tenha interesse em adquirir, compre na Amazon

Assim como a Jane Austen,  sempre tive a ideia que os livros do autor Arthur Conan Doyle eram na realidade superestimados, mas ainda assim tinha curiosidade em lê-los. A principio por que minha mãe e meu irmão sempre elogiaram, depois por achar que leitor de verdade lia clássicos (outro preconceito bem idiota), mas hoje em dia confesso que é por simplesmente querer conhecer outros escritores, então aproveitei que em 2016 a Harper Collins Brasil lançou uma coleção com quatro livros onde encontramos romances e contos em que o Sherlock Holmes é o protagonista, matutei no final de 2018 um projeto para o blog e logo pensei “porque não ler ao longo de 2019 as obras do Conan Doyle, já que tenho os livros?”, e cá estamos para falar do primeiro romance que abre alas no livro escrito em 1887.

 

No Um Estudo em Vermelho somos apresentados por meio dos relatos no diário do Dr. Watson como ele conheceu Sherlock Holmes e como eles passaram a dividir uma residencia na Baker Street, 221 B em Londres, onde cada vez mais o Watson fica curioso com a persoanlidade excentrica do rapaz de mais de 1,80 e que parece ser seletivo com os seus conhecimentos, porém, recebe as mais variadas visitas na residencia, inclusive de detetives famosos como o Gregson e o Lestrade.

– Ainda não tenho certeza se irei ou não. Sou o sujeito mais incuravelmente preguiçoso que já houve neste mundo… embora possa ser bastante ativo quando estou disposto.

Após receber um recado do detetive Gregson – e também de impressionar mais uma vez o Dr. Watson com a sua capacidade analitica -, Holmes é solicitado para ajudar a policia a desvendar um caso que está sendo misterioso demais para os detetives. Estimulado pelos comentários do Dr. Watsono, Sherlock resolve ajudar os detetives com a ajuda do médico.

Em uma casa abandonada é encontrado um homem bem vestido porém morto, mas o detalhe mais intrigante é que nada foi levado dele e não há sinais de luta ou de que foi efetuado algum disparou ou alguma facada no homem. Em uma das paredes é encontrado escrito rache com sangue.

– Oh, meu amigo,  que diferença faz? Se o homem for agarrado, será graças aos esforços desses dois; se escapar, será apesar de seus esforços. É cara, eu ganho, e coroa, você perde. O que quer que eles façam, sempre terão admiradores. “Um tolo sempre encontra alguém mais tolo para admirá-lo”.

De forma bem humorada e maravilhosamente bem escrita, o autor nos presenteia um romance policial que te fisga logo de inicio, fazendo você um prisioneiro da história, porém se deliciando com as extravagancias e peculiaridades desses dois personagens que, ao seu modo, acabam se complementando.

Não mentirei que ao iniciar a leitura eu imaginei o Watson sendo o Martin Freeman e o Holmes sendo o Benedict Cumberbatch. Sim sou fã da série da BBC e quero muito assistir novamente só para comentar aqui com vocês (cof cof), e tenho certeza que ao assistir pegarei mais referencias do que já captei na primeira vez.

sherlock

Como estou seguindo a ordem que foram compostos os livros da Harper Collins, o próximo romance que irei ler será O Sinal dos Quatro, escrito em 1890 pelo Sir Arthur Conan Doyle. Então, em breve, já sabem que aparecerá mais desse excêntrico detetive por aqui.

Beijos e até 😉

2 comentários em “[Livro] Um Estudo em Vermelho – Sir Arthur Conan Doyle

Adicione o seu

    1. Essa edição que estou tem todos os contos rsrs Gente, mas convenhamos, é uma edição mais linda que a outra.

      Nossa, estou muito ansiosa para ler o próximo, mas ao mesmo tempo não quero ler tudo de uma vez kkkkk acho que me entende, né

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: