[Mangá] Dororo – Osamu Tezuka

Um dos animes mais comentados na temporada atual, Dororo está sendo bem aceito entre o público, mas poucos sabem que este nada mais é que um remake de um anime lançado originalmente em 1969, que foi adaptado de um mangá lançado em 1967, de autoria daquele que é conhecido como o deus dos mangás, Osamu Tezuka. Além disso, o mangá já foi lançado no Brasil em 2010 pela editora New Pop.

Esse era um mangá que sempre tive curiosidade de ler, mas ficava adiando a compra. Por ser uma obra “datada”, tinha certo receio. Foi preciso assistir ao primeiro episódio do anime atual para lamentar profundamente o tempo perdido e ir correndo atrás do mangá.

assistir-dororo-todos-os-episodios-online-hd-animes-online
Adquira na Amazon

Dororo conta a história de um senhor feudal que para ter poder e prosperidade em suas terras faz um pacto com demônios e oferece seu filho que está para nascer como moeda de troca. Assim, quando a criança nasce, 48 partes são “roubadas” dela: braços, pernas, sentidos, pele, e por aí vai.

Satisfeito com o pacto firmado, o senhor manda jogar o bebê no rio e esquece sua existência. Porém a criança sobrevive, é encontrada por um médico e cuidada. Crescendo e ficando cada vez mais forte, o médico cria próteses para suprir a falta dos membros da criança e lhe dá o nome de Hyakkimaru. À medida que vai crescendo, Hyakkimaru é constantemente perseguido e atacado por Yokais e demônios e, após derrotar um deles, Hyakki recupera uma de suas partes. Após essa descoberta, seu pai adotivo (o médico) o envia em uma jornada para recuperar o que lhe foi tomado e descobrir mais sobre si mesmo. E no meio dessa busca ele conhece o garotinho ladrão Dororo, uma criança muito alegre que passa a acompanhar Hyakki na sua viagem.

f901beb1041c67b4b63edede4abb72ba1535980731_full

O anime atual tem um desenvolvimento de personagens muito bom. A ligação de Hyakki e Dororo é mais importante porque este último serve como uma espécie de guia para Hyakki já que, embora ele seja capaz o suficiente de se proteger e lutar, ainda assim não consegue se comunicar com as pessoas devido a sua condição. Ele não enxerga, não escuta, não fala, apenas consegue ver a aura de todas as criaturas vivas e, atrás da cor dessa aura, ele distingue o que é bom e o que não é humano. Essa foi a primeira grande
diferença que vi em relação ao mangá, pois no quadrinho Hyakki consegue falar através daquilo que eles chamam “voz do coração”. E isso não é limitado a uma ou duas pessoas; todos conseguem ouvir e conversar com ele como se ele falasse normalmente. Além disso, por muitas vezes o personagem não parece ter limitação alguma, o que deixa o leitor confuso se ele tem ou não esses sentidos.

Apesar de o anime ter um ar mais sério e melancólico, o mangá é mais humorado em algumas partes. Dororo é um personagem que cativa pelo seu jeito travesso de ser, mas ele ainda esconde segredos do seu passado e por isso tem uma atmosfera misteriosa a sua volta.

Dororo-02-35

Como já dito antes, o anime ainda está em exibição. Não sabemos em quantos episódios será concluído, mas seu antecessor foi encerrado com 26. O mangá foi finalizado em 4 volumes, e mesmo já tendo um certo tempo do seu lançamento, ainda é de fácil acesso para quem ficou interessado (eu mesmo acabei de adquirir toda a coleção).

Então é isso, uma animação excelente, que tem tudo para ser um dos melhores do ano, adaptado de um mangá igualmente interessante e de um dos autores mais consagrados do mundo dos mangás. Vale muito a pena você ir dar uma conferida nessa obra. Lembrando que já fiz um post abordando mais do anime aqui, então confere lá, um complementa o outro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: