[Mangá] Boa Noite PunPun – Inio Asano

Um dos títulos que mais aguardava ser lançado no Brasil finalmente desembarcou por aqui, mas o sentimento que ele despertou em mim foi meio contraditório.

Boa Noite Pun Pun narra a história do garotinho na facha dos 10 a 11 anos de idade PunPun. Por alguma razão não explicada, tanto PunPun quanto os membros da sua família (pai, mãe e um tio) são retratados como uma espécie de pássaros fantasminhas, algo que logo de cara causa estranheza e até um pequeno incomodo, já que todo o restante do obra é absurdamente detalhado e realista. Talvez esse seja o ponto mais importante da história, mostrar através da arte que tanto PunPun quanto sua família não se encaixem nos padrões “comuns” daquele realidade.

oyasumi

Bem, PunPun é um garotinho normal que logo no começo se apaixona pela recém chegada a sua sala de aula Aiko. Naquele mesmo dia voltando pra casa junto de Aiko está lhe conta que num futuro próximo a humanidade vai precisar mudar de planeta para  sobreviver; e assim PunPun decide queira se tornar um cientista e ajudar as pessoas a mudarem de planeta, mas aquele final de tarde seria o ultimo de uma vida tranquila e feliz para PunPun.

Não diria que é uma história pesada (pelo menos não muito ainda no primeiro volume), mas uma história que bebe muito da realidade, cheio de personagens disfuncionais, dramas familiares, desilusões e até um pouco de violência. O que pude perceber lendo o primeiro volume é que o enredo central é sobre os problemas familiares, não só do protagonista, mas da maioria dos outros personagens, o que acarreta um peso muito grande sobre o grupinho de crianças em uma idade de descobertas. Além das próprias crianças tendo que lhe dar com suas mudanças tanto emocionais quanto corporais.

punpun06

O autor Inio Asano gosta muito de mexer com coisas que incomodam de forma estranha, então não se assustem, pois á muitas “ilusões psicodélicas” ou retratação da imaginação de uma criança nas formas mais bizarras possíveis. Mas nada me deixou mais curiosos pra entender o porquê do que a forma caricata que é retratado vários adultos, em especial aqueles em cargos de “poder”, como os professores, diretores e advogados. Eles parecem locos alegres, o que me fez pensar se não seria uma retratação de como as crianças vem certas pessoas.

Esperei muitos anos para ter essa hora em mãos por se tratar da obra máxima do autor que fez uma das minhas obras favoritas da vida que é Solanin (inclusive deixo aqui o link para o texto sobre ela). Mas diferente da outra PunPun ainda não conseguiu me ganhar com apenas um volume. É uma obra que incomoda, e acho que é essa a função dela, incomodar e fazer refletir sobre alguns pontos em nos mesmo. Então por está cheio de duvidas quanto a ela irei propor voltar aqui ao final da coleção e dar um “veredito final” sobre a história em sua totalidade, mas desde já eu recomendo que você leia e tire suas próprias conclusões, porque se tem algo que esse mangá consegue é fazer você quer saber o que vai acontecer com aquele garotinho (e se no fim ele será retratado na sua aparência real).

Boa Noite PunPun é um lançamento de dezembro de 2018 da editora JBC. A editora lançou simultaneamente os dois primeiros volumes no seu formato Big, o que ira totalizar 7 volumes ao final da coleção.

Um comentário em “[Mangá] Boa Noite PunPun – Inio Asano

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: