Olá, tudo bom?
Para quem não sabe, no dia 20 de maio se deu incio a Maratona Literária de Outono que o Geek Freak organizou. Claro que, pelo quarto ano consecutivo, eu participo das Maratonas que ele elabora e cá estou eu para contar o que li.
Antes de mais nada, primeiro devo situar você que, nesse ano, para sabermos os desafios que iriamos realizar, tinha uma roleta muito genial, no qual meus seguintes temas foram:
- Um clássico;
- Um livro que eu não soubesse a sinopse;
- Uma indicação por terceiros.
Como, eu já estava lendo outros livros, resolvi que só participaria de 3 e no final da maratona (que é amanhã 02/06) eu não li o livro que foi indicação de terceiros. Bom, sem mais delongas, bora saber o que achei dos livros escrito pelo Lewis Carroll: Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e o Que Alice Encontrou por Lá.
Começo de conversa a minha edição é a da Zahar, mas aquela de bolso, muito bonitinha por sinal. Me apaixonei por essa edição e quero colecionar todos. Alice sempre foi um livro que eu queria ler e acho que o fato de ter visto primeiro os inúmeros filmes e etc talvez tenha interferido um pouco na minha opinião. Opinião esta que, espero que você respeite: Alice é um livro que me levou para dois estremos de sentimento, fui desde a euforia para a irritabilidade.
Vamos começar, quando peguei o livro, no primeiro final de semana da maratona, eu estava empolgada em ler ele. Como já mencionei, era um livro que eu queria ler e a Alice se parece muito com a minha sobrinha. Sério, as perguntas e o ar de curiosa/teimosa só faziam me lembrar da Gabriela e até pensei em alguns comentários que ela faria da menininha e suas aventuras. Mas o que me pegou negativamente é que, embora eu tenha visto há muitos anos o filme do Tim Burton, percebi que ele ficou na minha cabeça e não deixava eu entrar de fato na história. Porém devo dizer que, acredito que é pela atual situação que ando passando na minha vida, percebi que a Alice e até mesmo os moradores daquele mundo fantástico ficavam o tempo todo perguntando: Quem é você? Cara, quando essa pergunta aparecia eu me sentia desconfortável, porque é exatamente a pergunta que me fazem todas as quintas-feiras. Só que não se engane, essa primeira parte do livro eu realmente amei.
Amei ler Alice até o final do capitulo 4 do livro Através do Espelho e o Que Alice Encontrou por Lá. Depois daqui, tudo o que eu sentia era uma profunda irritação pela história. Começou a ficar, para mim, sem pé nem cabeça, um amontoado de coisas sem nexo que o Lewis Carroll jogou ali. Tanto era a minha irritação que a minha mãe, que nunca interfere nas minhas leituras, pediu que eu parasse de ler um pouco pois eu estava reclamando demais. Não sei explicar o porquê fui atingida dessa forma com a história, mas te digo que, mesmo alguns dias após a leitura, eu ficava pensando na aventura daquela menina e também ficava pensando em tudo que já ouvi sobre o Lewis Carroll e a menina para quem ele escreveu esse livro. Há teorias que o autor era pedófilo e etc.
Não vou entrar nessa parte, pois de fato, eu ainda não estudei sobre, mas quero sim, entender melhor sobre o que o livro trata e tudo o que estava acontecendo ao redor quando ele foi publicado.
Ah, embora eu tenha me irritado, gostei do livro e até mesmo pretendo reler em um futuro não muito próximo.
E você, já leu Alice? Me diga o que achou.
Um grande beijo e até mais 😉