[Mangá] Genshiken – Kio Shimoku

Você é otaku?

Esse é a pergunta que muitos devem se fazer pelo menos uma vez ao longo da adolescência/juventude após começar a ler, assistir e colecionar mangás e animes.

Pois bem, o Clube de Estudos da cultura pop japonesa, ou simplesmente Genshiken, irá te responder!

Primeiramente acho que devo explicar esse termo “otaku” para os leitores em geral. Otaku é um termo usado no Japão para se referir a pessoas que consomem algum tipo de mídia de forma bem viciada, seja animes, mangás, jogos eletrônicos e afins. Geralmente está sempre associada aos jovens e não é vista de forma alguma com bons olhos pela sociedade. Na verdade o termo é até pejorativo.

genshiken-1

Porém quando a cultura nipônica começou a fazer sucesso aqui no Brasil através dos anime e mangás o termo otaku foi adotado pelo público como uma forma de se identificar quem eram seus fãs, perdendo assim sua conotação pejorativa original e virando um terno de autoafirmação.

Depois dessa pequena aula de termos (risos) vamos voltar ao título.

Sou um colecionador das antigas, minha trajetória com mangás já vem há alguns anos, mas 2012 é um marco na história da publicação no país, pois foi a partir daqui as editoras começaram a investir forte tanto em novos títulos quanto em propagandas e marketing (também me baseio nessa data porque de cada 10 pessoas com quem eu converso sobre colecionismo de mangás 8 dizem que começaram a colecionar de forma contínua em 2012).

Baseado nisso eu julgo que a dois títulos fundamentais para um amante de mangás ler ou ter na sua coleção. O primeiro sem dúvidas é Bakuman. Um dia sairá uma postagem sobre ele aqui, mas por ser o meu mangá favorito da vida (junto a Fullmetal Achemist) esse texto demanda um trabalho muito maior! O segundo é Genshiken, e é dele que vamos falar agora.

Genshiken conta a história de um clube de universidade de mesmo nome que nada mais é que um bando de otakus curtindo animes, jogando videogame, lendo mangá e debatendo sobre isso. Sim é só isso mesmo, então você me pergunta: “o que isso tem de tão interessante?” e eu lhe respondo: Tudo!

genshiken127-gifts

Você acompanha o dia de dia desse grupo que é bem diverso e ao mesmo tempo cheio de singularidades no cotidiano e vai vendo como é a sociedade japonesa na sua forma real e como ela lida com esses jovens e sua cultura.

A história se passa em meados dos anos de 2002, então podemos perceber algumas coisas que para nós hoje de 2018 parecem pré-históricas, como por exemplos jogos de consoles antigos, como Mega Drive e Super Nintendo, até mesmo o PS1 (e talvez os leitores mais novos nunca vistos pessoalmente nenhum desses). Além da internet e dos computadores não serem populares ainda nessa época.  Genshiken é a realização da vontade de todos os fãs da cultura japonesa de criarem um grupo para andar juntos e passar o dia conversando sobre aqui que gostam.

Sobre os personagens, inicialmente começamos com 7 no grupo, falarei brevemente sobre cada um.

O primeiro é Kanji Sasahara, aparentemente o protagonista. Um calouro que acabou de entrar na faculdade e quando estava buscando um clube para fazer parte acabou achando o Genshiken. Sasahara é um verdadeiro otaku, amante de animes, mas muito tímido e por isso quase nunca fala aquele que realmente pensa ou quer, não tem autoconfiança mais aos poucos isso pode ir mudando.

Em seguida tempos Makoto Kosaka, outro calouro que entra no clube na mesma época que Sasahara. Kosaka é o oposto dos demais, é descolado, alegre e tem um ar desligado e inocente, em nada parece ser um otaku e é até questionado pelos outros por isso. Porém seus gostos são tão aflorados quanto qualquer um no clube e ele se sobressai em jogos de videogame.

Um dos personagens mais divertidos da série é Harunomu Madarame, o vice-presidente do clube e o otaku mais assumido, chegando até a deixar de comprar comida pra poder comprar seus artigos de colecionador. Madarame é um tipo de alívio comigo, mas também aquele que nos apresenta sempre mais a fundo esse universo cultural.

e12093c383adcc437129c9f8d63d84591328550221_full

Os outros membros do grupo são: O presidente, um sujeito bem quieto e um tanto misterioso, que está na presidência do clube há bastante tempo, o que é bem curioso já que por se tratar de um clube de faculdade ele já deveria ter se formado. Temos ainda Souichirô Tanaka um amante de cosplays que costura as fantasias e está sempre atrás de algum modelo para usá-las; e Mitsunori Kugayama um cara que apesar do seu tamanho é bastante quieto e não gosta de falar em público.

Esses são os membros que compõem inicialmente o Genshiken, mas eu falei querem 7 personagens iniciais não foi? Bem temos a Saki Kasukabe, ela seria você leitor que não está familiarizado com esse mundinho. Kasukabe acaba indo parar no clube por causa do Kosaka, eles eram amigos de infância e por ironia do destino acabaram se reencontrando na faculdade e segundo ela, “ele é o seu tipo de cara” só que ela não sabia que ele tinha se tornado um otaku e por isso acaba segundo ele no clube para tentar conquistá-lo. Kasukabe bate de frente com os meninos (literalmente bate neles) e aos poucos vai aprendendo sobre esse mundo, não aceitando tudo que há nele e nem aderindo, mas serve para nos mostrar um pouco de tolerância para com o diferente.

Então é isso jovens, Genshiken é um mangá que mostra o lado dos fãs de mangá no seu país de origem, talvez a princípio você o ache um pouco estranho e até torça o nariz para algumas peculiaridades do país nipônico, mas não deixa de ser uma obra essencial para quem é fã da cultura pop japonesa e seus derivados. Uma obra recheada de referências a outras obras, lugares reais e eventos. Uma leitura simples, descontraída.

O mangá foi lançado aqui pela editora JBC no ano de 2013, completo em nove volumes. Acredito não ser tão difícil de encontrar ainda a venda em lojas especializadas ou mesmo em sebos. Tem também um anime muito bom e fiel ao mangá que embora tenha sido lançado em 2002 ele tem um traço mais antigo, típico das animações da década de 90, mas mesmo assim é muito bom. O anime teve 3 temporadas. As duas primeiras cobrem todos os novos volumes da coleção, a terceira corresponde a uma continuação que a série de mangás teve no Japão, mas essa ainda é inédita aqui no Brasil.

Anúncios

Um comentário em “[Mangá] Genshiken – Kio Shimoku

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: