[Livro] Contos de Grimm Para Todas as Idades – Philip Pullman

Ficha Catalográfica
Escrito por:  Philip Pullman
Editora: Alfaguara
Páginas: 416 páginas
Este livro reúne 53 contos. São versões originais das histórias infantis que conhecemos. Logo no início temos uma explicação dos critérios que o autor usou para escolher as histórias, suas fontes e como contar.
Escolhi alguns como meus favoritos, mas é impossível não se apaixonar por todo o livro.
Alguns contos são bem semelhantes às versões atuais, como: João e Maria – Irmãozinho e Irmãzinha; ou, Cinderela e Milpeles. São contos com muita semelhança na base da história, mas com um desenrolar bem diferente.
Ler estes contos foi ótimo, lembrei dos antigos programas da TV Cultura e dos livros do contos do início da minha alfabetização. A versão original dos contos é um choque pra quem só conhece a versão Disney. Temos que lembrar que antigamente as histórias eram contadas para ensinar, ou alertar a sociedade da época. Ao final de cada conto o autor compara as versões e deixa sua opinião e em alguns até completa com finais diferentes.
É simplesmente apaixonante mesmooooo!!!!!!

Cinderela

A inveja é o principal sentimento deste conto. Mais confesso que não imaginava a que ponto iria a ganância da madrasta e tudo o que ela obriga as filhas a fazer para conseguir a coroa. O conto nos faz imaginar que apesar de todo o sofrimento podemos ser “lindos” e felizes para sempre.

IMG-20180516-WA0009João Fiel

Uma história de extrema lealdade. Lindíssima que coloca os personagens nos testes mais difíceis. E que por mais inacreditável que nos pareça eles superam todos.
Acho linda a dedicação que o João tem para não quebrar a promessa feita ao falecido rei.

Padrinho Morte

Uma história sobre a importância do equilíbrio na vida. Um pai que após muito pensar e analisar escolhe a Morte como padrinho de seu 13° filho. Após crescer o jovem trabalha em parceria com a morte, atuando como médico, e enquanto as regras não são quebradas o equilíbrio se mantém. Por benefício próprio as regras são quebradas e terá um desequilíbrio na vida de todos os envolvidos. Nos mostra que cada ação tem sua consequência não importa o quão difícil seja!

O Menino Que Saiu de Casa Para Aprender a Tremer

Conheci este conto através da TV Cultura. E essa versão é exatamente como eu me lembrava. Um garoto que sai de casa para aprender a tremer, ele simplesmente não sabe o que é isso, ou como é essa sensação. As vezes por não perceber a malícia, ou maldade dos que estão a sua volta (cães do inferno são apenas cachorros grandes e resmungões aos seus olhos). Adoro esse conto… É muito divertido.

Rapunzel

Um conto de cobiça e sensualidade. A inocência de uma jovem que foi separada do mundo, o que resulta em uma gravidez de um príncipe que ao invés de tentar salva-la da torre apenas aproveita seus momentos com ela. Um egoísmo que não é deferente do próprio pai, que não tenta negociar a compra da fruta (só rouba). Apesar de toda luxúria e cobiça eu gosto do final que é repleto da magia do amor verdadeiro.
“Rapunzel, Rapunzel, solte seu cabelo…”

João e Maria

Um clássico que mostra às crianças os perigos de aceitar presentes de pessoas desconhecidas (até mesmo doces). De todas as versões que escutei durante a infância não lembro de nenhuma que falasse da grande fé que amos irmãos tinham de que tudo ficaria bem, ou sobre o perdão que concedem ao pai.

O Diabo Com os Três Fios de Cabelo Dourado

Um dos contos mais divertidos sobre um rei que por puro preconceito acaba incentivando um jovem camponês a ter muita coragem. Jovem esse muito esperto e sortudo. E na minha opinião o personagem mais engenhoso dessa coletânea. Ele passa por boas aventuras para conseguir os três fios de cabelo dourado do diabo. “Eu sei tudo o que sei – disse o rapaz -, e o que não sei posso descobrir”.

IMG-20180516-WA0018Os Elfos

Há neste livro apenas três pequenos contos sobre esses seres encantadores. Eles ajudam, ou aprontam com os humanos sempre sem serem vistos.
Desses o meu conto favorito é a que uma humana é convidada a participar de uma celebração mágica dos elfos.

O Junípero

Este é o conto que mais tive curiosidade de ler. Há referências dele em quase todas as histórias. Adorei a riqueza de detalhes das cenas de mortes e de vingança. “A madrasta cortou minha cabeça, meu pai me engoliu no ensopado, debaixo do junípero minha irmã enterrou meus ossos bem enterrados…”

Rosa Silvestre

Mais um clássico que inspirou a história que conhecemos como “Bela Adormecida”, onde a falta de empenho de um rei aflora a mágoa e sede de vingança de um ser mágico do reino. A grande diferença entre a versão que a maioria conhece e a apresentada no livro é a forma como é apresentada a conquista do príncipe e seus sentimentos. A linda jovem esta condenada a espetar o dedo na roca aos 15 anos e dormir por 100 anos. Toda a mágica que cerca o castelo impede centenas de bravos cavaleiros de salvar a princesa. Eles morrem na cerca viva do reino. “Não – declarou o príncipe – Vou conseguir e pronto. Começo amanhã de manhã.
Acontece que no dia seguinte era o último dos 100 anos da maldição. Claro que o príncipe não sabia disso, mais partiu com o coração cheio de coragem…” O príncipe se decepciona por não ter a emoção da batalha. Não se sentiu como um herói. Nos dá a impressão que o tempo é mais forte que o amor!

Rumpelstiltskin

Adoro essa história, é sempre divertido ver esse personagem seja em contos, filmes, livros e séries. Ele tem sempre acordos com resultados maldosos ou absurdos. “Mais uma vez a rainha vai tentar e o bebê real será meu enfim! Na água, na terra, no fogo e no ar, meu nome é sempre Rumpelstiltskin!”. A versão que passava na TV Cultura é igual a deste livro!!! Adoro essas lembranças da infância!

O Pássaro dourado

Nesse conto a ganância do rei não impede que seu filho demonstre a importância da bondade, da coragem e do perdão. Mesmo após muito sofrer com a maldade e traição dos irmãos. De acordo com o autor a história é sobre “o jovem príncipe seria o indivíduo em busca de si mesmo”. Gosto de pensar que é uma história que mostra que bondade e coragem sempre são recompensados.

A Pequena Mortalha

Um pequeno conto que fala sobre a aceitação a morte. Uma forma simples que mostrar que apesar da dor por perder uma pessoa amada devemos seguir vivendo da melhor forma possível.

IMG-20180516-WA0016Os Sapatos Que Dançavam Até Virar Farrapos

Este conto me lembrou a minha infância, dos dias que ficava ansiosa para assistir ao programa da TV Cultura.
É a história de 12 princesas que todas as manhãs estavam com os sapatos em farrapos sem motivo, já que elas passavam a noite em um quarto trancado. O rei decreta que quem descobrir a verdade casará com uma das princesas e se falhar morreria. Todo o desenrolar do conto é divertido. Adoro toda a história veria mil vezes se tivesse a possibilidade.

A Cotovia Cantante e Saltitante ou A Bela e a Fera

Nenhum clássico é tão diferente do original como esse. Tem uma grande aventura por trás do sacrifício da filha amada e a libertação da maldição do príncipe. Isso tornou o conto mais mágico ainda. A filha amada que está disposta a se sacrificar pelo pai é uma heroína, a imagem de uma mulher forte e determinada a correr atrás do que ama com toda a coragem de seu coração. Todos deviam conhecer essa versão!

Milpeles

Sem dúvida este é o meu conto favorito. Conheci a versão infantil através de uma coleção vendido de porta em porta #saudade e reli centenas de vezes. Nessa versão (original) descobrimos o verdeiro motivo pelo qual a princesa foge do seu reino. Acho que é uma Cinderela com muito mais atitude. Por abordar o incesto e loucura se torna uma história de terror ótima.
Amei o final macabro que o autor colocou. É fantástico. #meufavorito
Bjo
Lívia Martins
Eiii, psiti, ficou interessado no livro? Clica aqui e vai direto para a Amazon que sempre tem várias promoções. Ah! Quando vocês compram qualquer coisa pelo link do blog, estará contribuindo para o nosso crescimento 😉
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: