HQ e Mangás

Mangá – THERMÆ ROMÆ

É mangá é todo diferente, a começar pelo nome da autora, Mari Yamazaki – Mas espera Mari não é nome Japonês, então ela não é Japonesa? – Sim ela é Japonesa, mas curiosamente o mangá não foi escrito no Japão – A então isso não é um mangá!

Sim, Thermae Romae é sim um mangá, e um dois poucos que mostra a cultura japonesa de um jeito mais simples e “realista”, e acredito que essa obra não seria assim tão divertida se a autora não tivesse deixado a terra do sol nascente pra estudar na Europa e posteriormente fazer da América do Norte sua morada definitiva (ate a finalização da obra ela estava residindo nos Estados Unidos).

Mais essa não é uma resenha sobre a autora, e sim sobre o mangá, então já pro banho!

Essa história se passa na Roma antiga, e é protagonizado pelo Arquiteto de casas de banha Lucius Modestos, um típico Romano, fiel há seu estado e seu imperador. Tudo começa quando Lucius recebe um pedido de trabalha para restaurar uma casa de banho tradicional de Roma, mais que esta sendo pouco frequentada, pois parece que a pratica dos banhos públicos coletivos esta se perdendo.

678e27b3a9a956262eb48cd65cb2492a

Uma rápida explicação sobre o tema: na Roma antiga, ate um pouco antes do estado torna-se monoteísta a pratica do banho publico era comum, pessoas iam ate imensas casas de banho para banhar (obvio) encontrar amigos, resolver questões politicas, ou simplesmente para passar o tempo. Era como ir a parques, ou praças hoje em dia (só que pelados e molhados). Não havia a malicia ou o desrespeito a seus usuários, era um local para toda a família (desde que você fosse considerado um cidadão romano). Havia casas somente para homens e outras só para mulheres.

Sem ideias para seu trabalho Lucius decide ir tomar um banho em uma das casas e lá acontece o que ele jamais imaginou. No mergulho dentro da banheira ele ver um buraco e ao chegar perto é sugado para dentro, quando consegui voltar à superfície ele nota que esta em outro lugar, cheio de pessoas de aparência muito diferente da dele e que a casa de banha em que eles se encontram esta repleta de coisas que ele nunca viu antes.

O enredo é esse, sempre que Lucius cai na água ele é levado ou para sua casa (Roma) ou para a terra dos caras achatadas, como ele mesmo descreve. E se você ainda não sacou onde é isso, é o Japão moderno. Não há uma explicação para o porquê disso mais a medida que a história avança você deixa de se preocupar do porque ele viajar, e sim qual lugar inusitado ele vai aparecer (qualquer lugar grande o bastante pra caber uma pessoa e que esteva cheio d’água serve, até mesmo uma banheira de uma loja de banheiras) e o que ele vai aprender observando nesses lugares para aplicar em seu trabalho nas casas de banho de Roma.

thermae v1 p070

A trama não te dar grandes plotes de enredo, não é cheia de ação ou de cenas épicas, se você só se interessa por isso em um mangá então Thermae Romae não é pra vc. Ele é uma história mais voltada pra comedia e que atiça sua curiosidade sobre esse ponto em comum entre duas civilizações que praticamente nunca tiveram contato entre si, mas que possuem uma filosofia semelhando quando se trata do banho (e não é só entra no chuveiro e pronto jovens, aqui é quase que um ritual de purificação), e é divertido ir observando como Lucius utiliza o que ver no Japão e as “saídas” que ele da para aplicar em Roma, lembrando que ele viaja no tempo, do passado para o futuro, então a certas coisas que ele vê que ainda não existe no seu tempo.

Então é isso, Thermae é um mangá divertido, por muitas vezes eu rir bastante com suas bizarrices e ao mesmo tempo ele é uma ótima aula de cultura tanto japonesa quanto romana. A história é completa em seis volumes. Ela possui uma adaptação para anime com seis episódios, mais com uma forma diferente de animação, daquelas que parece que os personagens não se movimentam, mas sim os cenários, e um Live Action.

O mangá foi lançado no Brasil pela Editora JBC no ano 2013 em um formato mais luxuoso e para livrarias, então ainda é possível ser encontrado, mesmo que em loja online.

Mangá 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s