Kazuo Ishiguro, autor de Os Vestigios do Dia (1989) e Não Me Abandone Jamais (2005) ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2017. O autor nipo-britânico foi premiado nesta quinta-feira (05/10) em um evento na Suécia.
Em um anúncio, a Academia Sueca, responsável pelo Prêmio, informou que Ishguro recebeu o prêmio porque “em seus romances de grande força emocional, revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo“. Também destacaram que o autor fala de temas como “memória, passagem do tempo e autoilusão“.
Aqui no Brasil, as obras de Ishguro foram lançadas pela Companhia das Letras e ambos os livros ganharam as telonas. O escritor também assinou o roteiro do filme A Condessa Branca em 2005, e seus livros Os Vestigios do Dia e Não Me Abandone Jamais ganharam o cinema em 1993 e 2010 respectivamente.
Sobre o autor
O autor nasceu no dia 08 de novembro de 1954, na cidade de Nagasaki, Japão. Aos 6 anos de idade emigrou para a Inglaterra junto com sua família e só retornou ao país natal após adulto.
Estudou na Universidade de Kenty e em 1970 formou-se em inglês e Filosofia. Posteriormente, cursou escrita criativa na Universidade de East Anglia.
Seu primeiro livro foi lançado no Brasil pela Editora Rocco com o título Uma Pálida Visão dos Montes. Ao todo, as obras do autor foram traduzidas em 28 idiomas e em 1995 ganhou a Ordem do Império Britânico por seus serviços prestados à literatura.
Principais Obras
Romances:
- Uma Pálida Visão dos Montes (1982) – lançado no Brasil pela Rocco; esgotado;
- An Artist of the Floating World (1986) – inédito no Brasil;
- Os Vestígios do Dia (1989) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras;
- The Unconsoled (1995) – inédito no Brasil;
- Quando Éramos Órfãos (2000) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras;
- Não Me Abandone Jamais (2005) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras;
- O Gigante Enterrado (2015) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras;