Ação cultural: Adote um livro e transforme-se

Vai entregar 500 livros na Fábrica de Cultura do Capão Redondo neste sábado, 30, a partir das 18 horas

Você pode escolher um exemplar dentre os 500 disponíveis na tenda

O coletivo “Adote um livro e transforme-se” vai distribuir 500 livros gratuitamente na Fábrica de Cultura neste sábado, 30, a partir das 18 horas. Ao todo já foram realizadas 39 ações, chegando aos quatro cantos da cidade: norte, sul, leste e oeste. Foram distribuídos mais de 18 mil livros em ruas, praças, feiras livres e em estações de trem, CEUs e parques.

A entrada da Fábrica se dá pela Rua Bacia de São Francisco, s/n ou pela Rua Algard, 82.

Os livros estarão disponíveis em uma tenda. Dentre as publicações estão lançamentos e clássicos da literatura nacional e estrangeira, infantil, infantojuvenil, religiosa e de autodesenvolvimento. A ação ocorre uma vez ao mês e percorre os quatro cantos da cidade.

A equipe de voluntários do Adote um livro e transforme-se coleta doações de livros junto a amigos, empresas e a todos que tiverem interesse em disseminar a leitura. Escritores são convidados a marcar presença junto a comunidade, autografando livros e entregando gratuitamente. Os autores de “Histórias do papai”, Paulo Siqueira e Manoela Calado Siqueira, são voluntários da ação e participam no contato com os cidadãos.

A proposta do projeto é incentivar a leitura e mobilizar para que os livros sejam passados adiante. A sugestão é ler e dar o livro para outra pessoa. “A iniciativa valoriza o poder da leitura como transformadora da sociedade, tendo em vista levar informação e formação para o indivíduo, além de influenciar no modo de agir, falar e pensar”, afirma a idealizadora da iniciativa, a bibliotecária Grazielli de Moraes.

Todas as obras levam uma etiqueta com a identificação do “Adote um livro e transforme-se”. Com o livro em mãos e acesso à internet (www.adoteumlivro.com.br) o leitor pode digitar o código indicado na etiqueta e, a partir dele, escrever no site o motivo pelo qual escolheu a obra e até sua opinião acerca da publicação.

O evento não tem patrocinadores e conta com doações de livros e ação voluntária. Não há vínculo religioso, político ou comercial. Sempre são distribuídos clássicos da literatura nacional e mundial, todos garimpados junto a colaboradores amigos da leitura. Os livros didáticos não entram no projeto. Editoras interessadas podem fazer contato e enviar suas doações para serem entregues.

Edições realizadas

As duas primeiras entregas de livros ocorreram na zona leste de São Paulo, em uma escola pública estadual no bairro de São Mateus e no Abrigo Mais, na Vila Guilhermina.
A entrega dos livros nas vias públicas ocorreu nos bairros de Itaquera (zona leste), Parelheiros (zona sul), Jardim Arpoador (feira livre na zona oeste), Jardim São Domingos (feira livre na zona oeste), Cantinho do Céu (zona sul), Parada de Taipas (zona oeste), Cidade Tiradentes (zona leste), Praça da Sé, em comemoração aos 462 anos da cidade e no centro de São Paulo aos moradores em situação de rua.

A equipe atua com autorização das prefeituras regionais para fazer a doação. Em 2015, a ação esteve na agenda da Virada Cultural; em 2016, na Viradinha Cultural do CEU Paz, na Brasilândia e em 2017 no Parque do Ibirapuera e na Virada Cultural na Praça do Patriarca.

O Adote um livro e transforme-se também marcou presença nas estações de trem da CPTM em Perus (zona norte), Grajaú (zona sul), Jardim Romano (zona leste), Corinthians Itaquera (zona leste), Jurubatuba (zona sul), São Miguel Paulista (zona leste), Pirituba (zona oeste) e Luz.

Informações sobre doações, contato para voluntariado e apoio podem ser obtidas no endereço eletrônico www.adoteumlivro.com.br, pelo e-mail contato@adoteumlivro.com.br ou no Facebook Adoteumlivroetransformese.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: