[Devaneio] A Crise de Formação Acadêmica

Sabe aquele momento que uma pessoa fala as coisas sem menos você esperar, assim, do nada, mas fala tim-tim por tim-tim do que você estava pensando?

Olá, tudo bem?

Se você já leu o Quem Vos Fala… Willyara S. Amorim ou até mesmo meu texto de 24 anos do que sou, deve saber que eu sou uma eterna estudante de T.I. Eterna porque quando acho que vou seguir com a minha faculdade, que vou dar continuidade e finalmente alcançar meu tão sonhado e esperado diploma, meio que meu caminho começa a ficar torto e eu acabo tendo que interromper. Não! Não vou culpar os santos aliens que regem a minha vida, nem vou culpar as pessoas ao meu redor, talvez eu me culpe um pouco, mas isso é normal, né!? Cobrar muito de si e olhar em retrospecto para a vida e pensar: “putz, se eu tivesse ido para a direita e não a esquerda meu rumo seria totalmente diferente”.

01

Pois bem, o que anda pegando bastante é que o meu amor por tecnologia e principalmente programação está meio que se tornando um blá-blá-blá. Sabe quando você pensa que ama mesmo aquilo mas nãos e acha suficientemente boa para executar aquilo? Pois bem, essa que vos fala é cheio desses bichinhos na mente, bichinhos esses que me colocam a todos os instantes em situações que dou dois passos para trás e tento analisar de várias perspectivas, mas o final é que passo muito tempo olhando as possibilidades e esqueço de caminhar e nisso o tempo passa.

Muita gente fala “ah! isso é normal. Você é nova, ainda pode estudar” e eu sei que realmente eu posso estudar até meus 190 anos, mas a questão é que essas mesmas pessoas falam também que fulano de tal está velho e ainda não terminou os estudos, ou então pessoas mais novas que eu falam que eu sou nova pra estudar mas elas se cobram sobre os estudos.

Tá! Você deve estar pensando que ao invés de escrever esse monte de coisa eu deveria estar estudando. De fato, mas sabe quando você sente a necessidade de falar em voz alta pra ver se alinha os seus pensamentos? É mais ou menos o que faço aqui no blog quando escrevo meus devaneios.

Sim! Eu tenho problemas com os julgamentos que as pessoas fazem ao meu respeito e sei muito bem que não deveria me importar muito com o que elas pensam, mas fazer o que gosto. Mais tenta socar isso na minha cabecinha que tem um labirinto. É o mesmo que dar murro em ponta de faca.

tirinha-vida-de-programador
Vida de Programador. Recomendo as tirinhas.

 

Hoje uma pessoa me perguntou o porque eu não transformo meu hobby em profissão. Cara, fui tão pega de surpresa. Primeiro porque não é a primeira pessoa que fala disso comigo, segundo que era exatamente isso que eu estava pensando enquanto tomava meu cappuccino no trabalho hoje, terceiro que estou pensando em uma resposta até agora.

Quando eu era criança, meu hobby, além de brincar de desbravar meu mundo fantasioso, era ler manuais. Sim, li manual de todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos de casa. Concertei um Super Nitendo. Sonhava em trabalhar com inteligência artificial, e foi por isso que fui para T.I. talvez você tenha uma certa dificuldade de entender minha lógica, mas, eu queria entender como as coisas funcionavam, qual o gatilho que elas tinham para aquilo funcionar daquele jeito e foi por isso que me apaixonei pela programação. Agora chegamos a parte do hobby: para mim era um passatempo ler manuais e concertar coisas. Depois programar, enquanto eu não fui exposta em sala de aula, era a coisa mais gostosa do mundo. Fazer a mágica. Até que meus professores começaram a cobrar, meus colegas começaram a cobrar e não podia ser mediana, eu tinha que exceder as expectativas e tem sido assim até hoje.

Então, é por isso que me encontro perdida. Estou na linha do que eu realmente quero e o que eu penso que quero. Estou olhando para tudo e não vendo nada, e isso me preocupa. Se eu quero desistir de algo que amo ou se amo esse algo porque ainda não desisti.

É isso ai, vamos ver em que samba isso vai dar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: