[Devaneio] 42 – Dia da Toalha / Dia do Orgulho Nerd

Olá, tudo bem?

25 de maio é considerado o Dia do Orgulho Nerd e tudo isso começou em 1977, quando foi estreado nos cinemas o primeiro filme da saga Star Wars: Uma Nova Esperança. Pois é, se você é bom em matemática básica, já percebeu que completa-se 40 anos. Assim como os fãs de Star Wars comemoram essa data, os fãs do Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, resolveram em 2001 fazer a primeira homenagem, denominando o Dia da Toalha – afinal sabemos que a toalha é um item indispensável para qualquer mochileiro das galáxias.

Mas o que é ser nerd?

Na minha época – a séculos atrás – as pessoas utilizam esse termo como sendo ofensivo, e cara, quantas vezes não falaram para mim. Eu não me importava, mas hoje em dia vejo as mesmas pessoas querendo ser chamadas de nerd, – é óbvio que não sou ninguém pra ditar quem pode ou não se chamar de nerd ou que as pessoas não podem entrar para o nosso universo, só que me questiono se as pessoas realmente sabem o que é sentir orgulho de viver entre Jedi e Siths, entre magos e bruxos, entre o Zelda e Mário.

Mas não vim aqui para ficar falando disso, na realidade vim expressar meu amor. Sendo assim, hoje, dia 25 de maio, comemoramos com orgulho os mundos que compartilhamos e nesse ano quero falar especificamente dos livros do Adams.

Arthur Dent vive em Londres e tem seus 30 anos. Em uma quinta-feira de sol, Arthur fica sabendo que sua casa deve ser demolida porque será construído um desvio de via. O seu melhor amigo é Ford Prefect que veio de outro planeta a uns 15 anos atrás, mas é claro que Arthur de nada sabe até aquele dia, que pela infeliz coincidência, o planeta Terra será demolida para ser construída uma via Intergalática pelos Vogons, seres que você com certeza não irá querer que recite uma poesia. Arthur e Ford irão pegar uma carona na nave dos Vogons e descobrir que nessa aventura, eles irão descobrir qual é a resposta para a vida, o universo e tudo mais, é claro, tudo o que precisam é de suas toalhas.

Conheci o Guia à alguns anos atrás, um belo dia meu cunhado chegou e falou que tinha lido um livro bacana e me emprestou a coleção dele e foi assim que me apaixonei.

– Seis chopes duplos – disse Ford Prefect ao barman do Horse and Groom. – E depressa, porque o fim do mundo está próximo.

Parece exagero (ou clichê?), mas sim, O Guia é uma dos meus livros preferidos, aliás, tem os começos mais engraçados que já li e eu verdadeiramente amo os livros. Mas não serei hipócrita em falar que todos os livros são do meu agrado: a partir do terceiro ficou tudo frio, o humor não era o mesmo, tanto que já re-li os dois últimos livros li apenas uma vez, o terceiro duas, segundo e primeiro três vezes. Todo leitor, pelo menos a maioria, tem aquele livro amorzinho que sempre pega pra re-ler e se acalentar com o que está escrito, no meu caso O Guia do Mochileiro das Galáxias é o que me recupera de uma ressaca literária.

DON’T PANIC!

Os livros estão cheios de referencias, além de ser filosófico que nos remete o tempo todo a reflexões de como nos comportamos mas sempre com aquela pitada de sarcasmo, e isso é o que me agrada mais e mais no livro.

O Universo, como já foi dito anteriormente, é um lugar desconcertantemente grande, um fato que, para continuar levando uma vida tranquila, a maioria das pessoas tende a ignorar.

Se você quer uma dica para leitura de um dia, pode ter certeza que esses livros serão uma ótima experiência, além de serem divertidos, você vai viajar por vários planetas e irá descobrir que as coincidências não são tão coincidências.

Até mais, e obrigada pelos peixes!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: