[Livro] As Fronteiras do Universo: A Bússola de Ouro – Philip Pullman

Olá, tudo bem?

Há muito tempo atrás, eu ouvia muitas pessoas recomendando a ler a trilogia As Fronteiras do Universo, na qual, A Bússola de Ouro é o primeiro livro escrito pelo Philip Pullman em meados de 1995, e como sempre, demorei anos para ler.

Um dos motivos para que eu ter demorado tanto para ler é que eram livros raros de se encontrar, depois, quando encontrava, tinham valores exorbitantes e seguiu-se assim: eu os ignorava mas o gostinho de quero te ler ficava no fundinho da garganta.

Finalmente li, aonde trabalho tem uma mini biblioteca, aproveitei que muitas pessoas voltaram a me indicar e peguei o danado para ler… e foi só ele que li neste fatídico mês de abril.

Como diria o ilustre Jack Estripador: “Vamos por partes”.

A Bussola de OuroLyra é uma jovem que reside e é educada pelos catedráticos na faculdade de Jordan em Oxford, embora seja uma menina que vive se metendo em aventuras com seus amigos, principalmente Roger, o filho cozinheiro. Mas um mistério começa a assombrar famílias: as crianças estão sendo raptadas juntamente com seus dimons sem sinal qualquer para onde foram e quem os levou e para grande surpresa de Lyra, a mesma descobre que o seu amigo também foi raptado e resolve salvar não somente seu amigo, mais sim, todas as crianças que desapareceram ao decorrer das semanas e percebe que muito das coisas que ela ouviu em Jordan tem ligação com o seu tio Lord Asriel. Lyra viajará para o Norte com o Aletiômetro que auxiliará nas perguntas que ela terá que fazer durante a jornada.

Vai parecer meio idiota, mas a primeira coisa que pensei ao iniciar a leitura foi “Puxa vida, não assistia direito Digimon e Pokemón quando criança, agora como uma “adulta” vou ler um livro com um bichinho que fala.”, tá, pura baboseira que pensei, fazer o que. Mas o que me chamou a atenção foi exatamente o dimon: eles são animais que acompanham pela vida toda uma pessoa. Enquanto crianças, o dimons podem mudar sua forma, depois de adultos eles assumem uma única forma. Existe um elo forte entre as pessoas e seus dimons.

Muitos mentirosos não têm imaginação; é isso que faz com que suas mentiras sejam convincentes.

Mais ai mora a graça e a trama do livro, só que para que eu submergisse na história, demorou, demorou muito. Estava inclusive conversando com a minha mãe a respeito da minha dificuldade de ler esse mês, pois meu fone de ouvido quebrou – da forma mais burra que eu poderia ter quebrado – e assim fiquei com dificuldade de me isolar deste mundo e atravessar para o mundo que esse livro propôs.  Eu me perdia bonito, parecia que estava levando vários Olés da personagem, as coisas mudam rápido de mais e se você não prestar bastante atenção você fica como o meme do John Travolta.

John Travolta

Não fique ai pensando que estou falando mal do livro. Não! O livro é incrível, ele é tudo isso que as pessoas falam dele, o autor nos apresenta uma fantasia rica, onde respostas que são jogadas na nossa cara são respondidas ao decorrer da narrativa. Houveram momentos que eu me transformei na Willyara de 14 anos atrás e me indignava com o que os adultos faziam com o mesmo olhar que a personagem principal também se indignava e assim parecia que eramos duas cúmplices pirralhas.

[..]

– Este é o dever dos velhos: ter ansiedade por causa dos jovens – comentou o Bibliotecário. – E o dever dos jovens é fazer pouco caso da ansiedade dos velhos.

A Bússola de Ouro só não ganhou 5 estrelas porque, embora algumas vezes eu tenha me conectado a Willyara pequena, eu não me conectei 100% com a história, tirando as partes que a Lyra fica indignada eu me transformava em uma mera leitora passando o tempo, mas é claro que isso não foi culpa do livro e sim minha – por ter quebrado meu fone de ouvido na catraca do ônibus.

P.S.: Há um filme que todos falam que é ruim, bom, vou ver e conto a minha impressão do Filme x Livro.

Beijos e até a próxima.

 

Anúncios

2 comentários em “[Livro] As Fronteiras do Universo: A Bússola de Ouro – Philip Pullman

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: